Dos dias 9 a 13 de março, os cachoeiranos vão comemorar o aniversário de elevação da antiga Vila de Nossa Srª. Do Rosário do Porto da Cachoeira à categoria de cidade. A programação em homenagem aos 176 anos de emancipação está sendo organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo do município e contará com apresentações culturais, solenidades cívicas na Câmara de Vereadores e atividades esportivas durante a reabertura do Campo da Manga, na orla da cidade.
Memória
Em 1698, às margens do Rio Paraguaçu, quando os engenhos de cana de açúcar ganhavam força na região do Recôncavo; a freguesia ali instalada alcançava a categoria de vila, com a denominação de Nossa Sra. Do Rosário do Porto da Cachoeira.
Devido ao crescimento de exportações e aumento do fluxo de pessoas, o progresso da vila foi acelerado. Os habitantes passaram então, a fazer constantes apelos de emancipação ao Presidente da Província, Francisco de Souza Paraíso. Até que em 13 de março de 1837, após ter sido bastante retardada, foi criada a lei nº 43, que elevou Cachoeira à categoria de cidade, com a denominação de “Heróica” Cidade da Cachoeira.
Depois de sua emancipação, a cidade viu seu comércio florescer e suas exportações continuavam em expansão.
Marília Marques
Confira abaixo a programação em homenagem a Cachoeira para os dias 9 a 13 de março:
Dia 09 – Sábado
20h: Samba da Vida
22h: Brotou Samba
23h: Filhos de Jorge
01h: Jau
Dia 10 – Domingo
16h: Samba de Roda Filhos do Caquende
18h: Samba da Esmola Cantada
20h: Samba de Roda de D. Dalva
22h: Grupo Seo Maxixe
00h: Xandy e o Harmonia do Samba
Dia 13 – quarta-feira – data do aniversário de Cachoeira
Solenidade cívica na Câmara de Vereadores
Reabertura do Campo da Manga
Atividades esportivas
Fonte: Recôncavo Online
0 comments: