terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

1ª CORRIDA DE VERÃO DELIMITA UMA NOVA ERA DO ATLETISMO EM AMARGOSA


A manhã de domingo (17) foi grafada pelo êxito da 1ª Corrida de Verão. Os transeuntes, participantes, atletas e expectadores salientaram a organização do evento esportivo supracitado. O desportista e professor de Educação Física Tarcisio Silva, idealizador do projeto, relatou para este autor que vos escreve a sua felicidade diante do sucesso da 1ª Corrida de Verão, além de ter mencionado o apoio imprescindível do Grupo Movimentação.


Os moradores de Amargosa tiveram uma manhã diferente, cujos atletas e participantes percorreram as ruas centrais da nossa cidade. Uma corrida de rua possibilita o elo entre o atleta e o morador, este último, identificando-se e torcendo pelo triunfo do primeiro. É irrefutável que o grande ícone da prova foi o vencedor geral da corrida na prova de 10 km, o atleta de Ubaíra Antônio Santos; os amargosenses ficaram impressionados com a performance deste atleta, por causa da expressiva diferença para o 2º colocado. Momentaneamente, Antônio Santos se tornou uma personalidade em Amargosa. Na competição feminina de 5 km, a vencedora geral foi a atleta Taiane Santos, também da cidade de Ubaíra. Ademais, devemos fazer uma menção honrosa aos atletas amargosenses com melhores colocações, o jovem e promissor corredor Marcos Dias, que ficou em 3º lugar no geral, e Silvânia Brito, com a 2ª colocação.


As provas de 5 km e 10 km estão no calendário olímpico. Diferentemente da tradicional maratona (42 km) que exige uma resistência maior, a prova de 10 km requer um equilíbrio entre velocidade e resistência, por conseguinte, o atleta precisa poupar energias sem perder de vista um ritmo bem intenso de corrida. Na prova de 5 km, o atleta deve privilegiar mais o fator velocidade, pois é uma prova mais curta. Por falta de investimentos maciços e pontuais (entre outros fatores), os atletas brasileiros não estão conseguindo boas colocações nos Jogos Olímpicos nas provas elencadas acima.


Nosso país e nossa cidade precisam avançar no atletismo. Além da gênese de atletas de alto rendimento, é mister criar no país uma cultura de prática esportiva para que combatamos a propagação do sedentarismo no século XXI. Sem dúvida, a 1ª Corrida de Verão foi um ensejo de suma significância para o incentivo da prática de atividades físicas; a criteriosa organização e o sucesso de público a posicionam como uma divisora de águas em Amargosa. Pode-se afirmar categoricamente que a 1ª Corrida de Verão já delimitou uma nova era do atletismo amargosense.

(Tosta Neto, 19/02/2018) * Outro Olhar Amargosa

Clique aqui e participe do Grupo Outro Olhar Amargosa no WhatsApp


0 comments:

CURTA!