sábado, 21 de novembro de 2020

FRASE “VIDAS PRETAS IMPORTAM” É PINTADA NA AVENIDA PAULISTA


A frase “Vidas Pretas Importam” foi pintada na Avenida Paulista, uma das mais movimentadas de São Paulo. A pintura terminou por volta de 5h deste sábado (21.nov.2020) e foi coordenada pelo Coletivo Arte 1.

A ação faz parte dos protestos contra a morte de João Alberto Freitas, 40 anos, conhecido como Beto pelos amigos. Ele foi espancado e asfixiado até a morte dentro de uma loja do Carrefour em Porto Alegre. 

Os membros do coletivo contaram com o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que fechou trecho da avenida no sentido da rua Consolação.

Mais cedo, manifestantes se reuniram no vão do Masp (Museu de arte de São Paulo), localizado na avenida Paulista, e seguiram para o Carrefour localizado na Zona Sul da cidade. Outras cidades também tiveram protestos na tarde dessa 6ª (20.nov.2020). Veja aqui vídeos das manifestações em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

A frase “Vidas Pretas Importam” é a tradução de “Black Lives Matter”, nome do movimento criado nos Estados Unidos contra a violência racial. O movimento foi responsável por diversas manifestações depois que George Floyd foi morto por 2 policiais, em maio de 2020. Ao repercutir o caso brasileiro, o jornal norte-americano Washington Post citou a semelhança entre as duas mortes.

O Carrefour informou, em nota, que lamenta profundamente o caso, que iniciou rigorosa apuração interna e tomou providências para que os responsáveis sejam punidos legalmente. A rede de supermercados, que atribuiu a agressão a seguranças terceirizados, também chamou o ato de criminoso e anunciou o rompimento do contrato com a empresa que emprega esses funcionários.

*Poder360


0 comments:

CURTA!