quinta-feira, 12 de novembro de 2020

PESQUISADORES EXPLICAM TREMORES EM AMARGOSA E SÃO MIGUEL DAS MATAS


Foi lançado na tarde deste domingo, dia 8, um vídeo direcionado à população atingida pelos terremotos no Estado da Bahia, principalmente aos moradores de Amargosa, São Miguel das Matas e Mutuípe. O vídeo é fruto de uma pareceria entre a Sociedade Brasileira de Geologia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia, CPRM – Serviço Geológico do Brasil e Defesa Civil do Estado da Bahia.

O objetivo do vídeo é esclarecer as causas dos eventos sísmicos e quais procedimentos básicos devem ser adotados durante os tremores de terra. Além disso, os profissionais envolvidos se colocam à disposição para ajudar a comunidade no que for possível. O vídeo ressalta também as propostas que existem para trabalhar com a comunidade, com o intuito de fazer com que a população fique mais tranquila e aprenda a conviver com o fenômeno.

Participaram do vídeo o Professor Carlos Uchôa  (Universidade Estadual de Feira de Santana), Professora Simone Cruz (Presidenta da Sociedade Brasileira de Geologia e docente da UFBA), Geólogo Valter Sobrinho (CPRM – Serviço Geológico do Brasil), Professora Olívia Oliveira (Diretora do Instituto de Geociências da UFBA), Gabriel Costa (Estudante de Geologia da Universidade Federal da Bahia), Nuno Vieira (Doutorando em Geologia da Universidade Federal da Bahia), Paulo Luz (Superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia) e Nicoly Lima (Coordenadora de Prevenção da Defesa Civil do Estado da Bahia).

O vídeo está disponível na página facebook.com/uchoamaster, no canal Geologia Básica do YouTube e no Instagram geologia_básica. Em breve estará nos canais da SBG, CPRM e Defesa Civil do Estado da Bahia.

*Tribuna do Recôncavo

0 comments:

CURTA!