terça-feira, 5 de janeiro de 2021

BAHIA VIVE SUSTO COM QUEDA DE METEORO

Para quem pediu o “vem, meteoro” em 2020, ele chegou em 2021. A Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON) registrou a queda de um bólido celeste no céu da Bahia na tarde do último sábado, dia 2 de janeiro de 2021. Moradores escutaram um barulho vindo do céu e, segundo especialistas, o ruído foi causado pelo corpo que invadiu a atmosfera da Terra.

O estrondo foi ouvido por moradores das cidades de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora por volta das 16h. Muitos internautas acreditavam que se tratava de um objeto voador não identificado, mas a rede de cientistas confirmou que um grande meteoro acabara de cair.

“Nos dados do satélite meteorológico GOES-16, foi verificada a detecção de um flash na região entre 15h50 e 16h. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado. E como na região onde esse flash foi detectado não havia nenhuma nuvem de tempestade capaz de gerar um relâmpago, podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”, diz nota da Bramon.

Segundo os pesquisadores, trata-se de um grande meteoro, tendo em vista que ele pôde ser observado mesmo durante o dia. “Por ser um bólido diurno, seu brilho é ofuscado pela luminosidade do céu durante o dia. Mas é possível perceber o meteoro passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15h59 desse sábado”, afirma a nota.

0 comments:

CURTA!