quarta-feira, 24 de março de 2021

MERKEL DESISTE DE CONFINAMENTO MAIS RÍGIDO NA ALEMANHA E PEDE DESCULPAS

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, desistiu de adotar regras mais rígidas de confinamento no país durante a Páscoa. A medida visava a frear a disseminação da covid-19.

Em pronunciamento nesta 4ª feira (24.mar.2021), Merkel reconheceu que a proposta foi um “erro”, e pediu desculpas aos alemães pela incerteza provocada pelo anúncio. “Eu sou responsável por esse erro”, declarou. Disse que o país precisa desacelerar a taxa de transmissão do coronavírus, mas que a ideia de impor lockdown não é a ideal.

Na 3ª feira (22.mar), depois de uma reunião da chanceler com governadores de Estados, foram anunciadas medidas mais restritivas até o dia 18 de abril, com antecipação do feriado de Páscoa. Entre as regras estava um confinamento rígido de 5 dias durante a Semana Santa, com fechamento de comércios e serviços religiosos.

Uma 3ª onda de novas infecções e internações por covid-19 e o temor à disseminação da variante britânica do coronavírus (B.1.1.7) foram elementos levados em conta para o anúncio. O país viu a taxa de contágios quase dobrar no último mês, depois do afrouxamento das medidas de isolamento social adotadas no fim de fevereiro.

O instituto Robert Koch, agência de vigilância sanitária do país, informou na 2ª feira (22.mar) que a média móvel nacional de casos diários aumentou para 107,3 por 100 mil habitantes, depois de ter caído para 56,8 em 19 de fevereiro. Dos 16 Estados do país, 10 estão acima de 100 casos por 100 mil habitantes, o que permite a adoção de medidas mais rígidas.

O porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert, publicou em seu perfil no Twitter uma parte do pronunciamento de Merkel. Assista, em alemão:

0 comments:

CURTA!