sexta-feira, 9 de abril de 2021

CPI DA COVID SERÁ “PALANQUE POLÍTICO” PARA 2022, DIZ RODRIGO PACHECO

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse, nesta quinta-feira (8), que não é o momento para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, mas que vai instalar o colegiado.

A declaração do presidente do congresso foi feita em entrevista no Senado apos o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, determinar que o Senado instale uma a CPI para apurar eventuais omissões do governo federal na pandemia de covid. Barroso concedeu liminar (decisão provisória) em ação movida pelos senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru, ambos do Cidadania. 

Pacheco disse que “decisão judicial se cumpre” e que já pediu aos partidos políticos que indiquem os integrantes da comissão.  Afirmou que, além dos requisitos técnicos para se instalar uma CPI é preciso um “juízo de conveniência e oportunidade”. 

O presidente da Casa afirmou que a CPI terá um papel de antecipar discussões políticas de 2022, e que servirá de “palanque político”. 

Pacheco afirmou que sempre buscou a estabilidade política e institucional do país. “Considero que a CPI da Pandemia, neste momento é um ponto fora da curva e pode ser o coroamento do insucesso nacional no enfrentamento da pandemia”. 

A CPI da Covid será o único órgão do Senado que vai funcionar de forma presencial. O presidente da Casa disse que vai buscar medidas para garantir a segurança sanitária dos participantes.


0 comments:

CURTA!