quarta-feira, 25 de agosto de 2021

QUEIROGA DIZ QUE TRABALHA PARA QUE BRASIL SEJA “LÍDER” E POSSA DOAR VACINAS


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ministério trabalha para que o Brasil seja um “líder” e possa doar vacinas para outros países. A declaração foi feita nesta 4ª feira (25.ago.2021), durante o painel “Vacinação no Brasil: Reabertura e próximos passos do enfrentamento da Covid-19”, no evento Expert XP 2021. “O Brasil vai ser um país forte que compra vacinas. 

E quem sabe se no próximo ano nós não vamos participar de países que doam vacinas ou que fornecem vacinas para a iniciativa Covax Facility, cumprindo assim a tradição de ser um líder de campanhas de imunização. Vamos trabalhar fortemente nesse sentido”, afirmou o ministro. A Covax Facility é a iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) para aquisição e distribuição de vacinas contra a covid-19, para apoiar nações em vulnerabilidade. 

O ministro também criticou as entidades subnacionais que não seguem o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19, o que classificou como “anarquia”. “Só assim [seguindo o Plano Nacional] nós podemos garantir a entrega pontual de doses e é dessa forma que poderemos avançar.O Oswaldo Cruz enfrentou lá atrás a revolta das vacinas, as pessoas não queriam se vacinar. Hoje, nós enfrentamos essa verdadeira anarquia, porque, se cada um quiser fazer do seu modo, nós não conseguiremos caminhar de forma célere”, disse.

Segundo Queiroga, o ministério está “muito atento” para que a variante delta “não crie problemas ao país” e afirmou que está apostando na estratégia da testagem e vacinação.

*PODER360


0 comments:

CURTA!