quinta-feira, 4 de novembro de 2021

BRUNO DAUSTER, EX-TITULAR DA CASA CIVIL BAIANA, É OUVIDO NA CPI DA COVID DO RN

O deputado estadual do Rio Grande do Norte (RN) Kelps Lima (Solidariedade), atual presidente da CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa do estado, revelou que o ex-secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, presta depoimento nesta quinta (4) no colegiado legislativo. A investigação debruça-se na venda de respiradores para equipar hospitais de campanha de combate à Covid-19.

Num debate transmitido ao vivo na última quarta-feira, 3, realizada pelo deputado baiano Paulo Câmara (PSDB), Kelps Lima confirmou que hoje, 4, a assembleia potiguar ouve Dauster, que saiu do cargo após compra malsucedida dos respiradores. Ao todo cerca de R$ 48 milhões foram aplicados no contrato. “Uma parte dessa compra foi operada dentro do Governo da Bahia e, infelizmente e para a tristeza do povo baiano, essa fraude se deu aí no Estado da Bahia”, explicou Lima.

Segundo Kelps, o governador Rui Costa (PT) deve ser convocado para depor nessa CPI, já que presidiu o Consórcio Nordeste e foi responsável por ordenar as despesas. “Estamos vendo só se ele vem como testemunha ou investigado com base na documentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, declarou Kelps Lima. 

Ele também declarou que o custo final das máquinas médicas era de somente R$24 milhões, metade do valor empreendido. Os outro 50%, conforme documentos levantados pela CPI da Covid do RN, foram distribuídas entre acordos com empresários, Consórcio Nordeste e outros agentes públicos.

Além de Dauster, até o fim da CPI, previsto para 16 de dezembro, devem ser revelados outros nomes de agentes públicos baianos. O relatório final será encaminhado para as assembleias de todos estados do Nordeste, assim como para o Congresso Nacional.  

 A TARDE

0 comments:

CURTA!