sexta-feira, 5 de novembro de 2021

CACÁ LEÃO DIZ QUE PARCELAMENTO DE PRECATÓRIOS FOI "CONQUISTA" E ALFINETA RUI COSTA: "CORONELISMO JÁ ACABOU"

O deputado federal Cacá Leão (PP-BA) afirmou nesta quinta-feira, 4, que o acordo para parcelamento dos precatórios da União, que possibilitou a aprovação da PEC, foi uma "conquista" da bancada coordenada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). No Twitter, o pepista também alfinetou o governador Rui Costa (PT), que em discurso exaltado chamou de "traíras" os parlamentares que ficaram a favor da proposta.

Segundo o filho do vice-governador João Leão (PP), o tempo de "coronelismo" já passou na Bahia e que, mesmo sendo aliados, não iriam se comportar como "capachos" de ninguém.

Em outra publicação, Cacá compartilha uma matéria na qual Otto diz ter sido acordado com Rui Costa o parcelamento dos recursos do Fundef pelos próximos três anos, e diz que as suas "palavras" trazem de volta a "verdade".

A proposta, que já havia passado por comissão especial, abre espaço fiscal de R$ 91,6 bilhões para o governo em 2022, o que viabiliza a criação do Auxílio Brasil de R$ 400, programa que é a aposta do presidente Jair Bolsonaro para dar uma guinada na sua popularidade, às vésperas da eleição.

O projeto foi aprovado com placar apertado de 312 votos contra 144, contando ainda com uma manobra do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que editou uma portaria já com a sessão em andamento, para permitir que deputados fora do plenário, alguns até em missão internacional, pudessem votar de forma remota. A medida não só garantiu o quórum, como também a aprovação no primeiro turno.

Na semana passada, Rui ligou para os deputados aliados e também de oposição, para pedir que ficassem contra à PEC, já que a Bahia é um dos estados que a União mais tem dívidas ligadas ao fundo de educação.

Com exceção do deputado Paulo Magalhães (PSD), e da bancada do PT e do PCdoB, todos os outros deputados baianos, contudo, votaram a favor da proposta.

Durante o discurso na entrega de obras no município de Jaguarari, no centro-norte da Bahia, Rui subiu o tom contra os aliados e os chamou de "traíras" por terem se colocado favoráveis "contra os baianos".

"Chega de deputado traíra, chega de gente que maltrata o nosso povo e vem aqui enrolar o povo com conversa mole", disparou o governador.

*A TARDE

0 comments:

CURTA!