segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

VETERINÁRIO RECOMENDA CUIDADOS COM OS ANIMAIS DURANTE AS CHUVAS

Siga o Outro Olhar no Instagram @amargosaoutroolhar

O amargosense Raymundo JerônimoMédico Veterinário que atua no Estado de Goiásexplica os principais fatores de risco das chuvas para os animais. Confira abaixo.

Durante o período de fortes tempestades, deve-se redobrar os cuidados com os animais de estimação, mesmo com aqueles animais que não demonstram ter medo de água e trovões. Os principais riscos das chuvas para os Pets é a exposição a microorganismos. Nessa situação existem algumas doenças que ocorrem com maior incidência, como problemas de pele e leptospirose. A exposição a chuva, pode levar os cães a contraírem bactérias, microorganismos e parasitas, e assim vir a desenvolver sintomas de algumas enfermidades. Evite também, que os bichinhos consumam água parada e de má qualidade.

Em relação aos animais de produção e demais animais criados de forma extensiva a grande preocupação é quanto a elevação dos níveis dos rios, rompimento de barragens e a morte por descargas elétricas. Neste último ponto, cada vez mais no Brasil, vem aumentando o número de rebanhos mortos, exigindo dos proprietários a instalação de isoladores nas cercas, instalações estratégicas de para raios e dentro das possibilidades dispersão do rebanho evitando aglomerações e protege-los em galpões.

Outro risco é a fuga de animais peçonhentos para as residências que podem provocar diversos problemas, evitem vestir roupas sem prévia inspeção, sacudir colchões, cobertas, calçados, olhem os telhados e em caso de acidentes, procurem imediatamente a emergência médica.
Os diversos desdobramentos provocados em animais por excesso de chuvas, como escoriações, ingestão excessiva de água, aspiração, devem ser avaliados por um Médico Veterinário, onde será feita uma anamnese, exame clínico detalhado e se necessário exames de imagens e laboratoriais. Os animais devem estar sempre vacinados, com vacinas de boa qualidade e sempre amparados pelos seus tutores.
Raymundo Jerônimo M. de S. Santos , Médico Veterinário
contato 062 9 9651-2360 e email raymundovet@yahoo.com.br

0 comments:

CURTA!