domingo, 13 de novembro de 2022

QUAL É O PLANETA MAIS QUENTE DO SISTEMA SOLAR?

Você sabe qual o planeta mais quente do Sistema Solar? Talvez você tenha pensado que o planeta mais quente seja Mercúrio, o mundo mais próximo do Sol em nossa vizinhança. Mas, na verdade, saiba que o título de planeta mais quente pertence a Vênus, um mundo onde as temperaturas ficam acima dos 400 ºC!

Pode parecer estranho o planeta mais próximo do Sol não ser necessariamente o mais quente. Isso acontece porque a posição relativa do mundo em relação ao nosso astro não é o único fator responsável pelas temperaturas da superfície — é o caso de Vênus, um planeta que, apesar de não ser o próximo do Sol, é o mais quente por aqui.

Mercúrio fica a apenas 58 milhões de km do Sol, em média. Como gira lentamente e tem uma atmosfera fina, as noites por lá podem chegar a congelantes -179 ºC, enquanto a temperatura durante o dia fica por volta de 426 ºC.

Já no caso dos planetas gigantes gasosos e gelados, as temperaturas são medidas em um nível de atmosfera que seja equivalente à pressão do nível do mar na Terra.

Mas, afinal, como é a temperatura dos planetas do Sistema Solar? E por que Vênus é mais quente que qualquer outro planeta em meio à nossa vizinhança?

Conheça o planeta mais quente do Sistema Solar

Apesar de ser o segundo planeta em relação ao Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Este planeta fica, em média, a cerca de 108 milhões de quilômetros do Sol (ou seja, está 30% mais próximo dele do que a Terra), mas o forte calor se deve, na maior parte, à atmosfera ali.

Enquanto nosso "Pálido Ponto Azul" tem atmosfera formada principalmente por nitrogênio, oxigênio e ozônio, Vênus é coberto por uma atmosfera espessa e tóxica de dióxido de carbono. Junto das nuvens de ácido sulfúrico, esta atmosfera retém a luz solar e evita que o calor volte ao espaço, por meio de um efeito estufa constante.

As temperaturas de superfície em Vênus podem chegar facilmente a 475 ºC, ou seja, são altas o suficiente para derreter chumbo. Esta temperatura é encontrada tanto nos polos do planeta quanto no equador e, ao contrário do que observamos na Terra, as variações de temperatura ali são mínimas. A baixa variação térmica é resultado da inclinação de apenas 3º de Vênus.

A única forma de "escapar" do calor de Vênus localizados a cerca de 50 km de altitude na atmosfera do planeta, onde há temperatura e pressão atmosférica parecidas com aquelas encontradas na Terra. É por isso que alguns estudos sugerem que, talvez, as nuvens venusianas sejam habitáveis.

Qual é a temperatura dos planetas do Sistema Solar?

Agora que você já sabe que Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, que tal conhecer as temperaturas dos demais mundos da nossa vizinhança, desde os mais próximos aos planetas mais distantes?

Confira abaixo:

1. Mercúrio: temperatura média de 167 ºC;

2. Vênus: temperatura média de 464 °C;

3. Terra: temperatura média de 15 °C;

4. Marte: temperatura média de -65 °C;

5. Júpiter: temperatura média de -110 °C;

6. Saturno: temperatura média de -140 °C;

7. Urano: temperatura média de -195 °C;

8. Netuno: temperatura média de -200 °C.

(Fonte: Canaltech)

 

0 comments:

CURTA!