sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

BRASIL: BALANÇO DA FASE DE GRUPOS (TOSTA NETO)

Na 1ª rodada da fase de grupos, o Brasil venceu a Sérvia por 2 x 0, gols marcados por Richarlison. Independentemente do resultado, o mais significativo foi o desempenho contundente apresentado nesta partida. A Seleção Brasileira anulou o poderoso setor ofensivo sérvio e teve chances reais de alcançar uma goleada expressiva. Tal jogo demonstrou também o incisivo movimento pelas pontas do ataque canarinho, sobretudo com Vinícius Júnior. A performance em questão só reforçou a tese o quão os selecionados de Tite formam um time equilibrado; arrisco-me dizer que o Brasil é a seleção mais equilibrada da Copa do Mundo.

Na 2ª rodada, o Brasil enfrentou a Suíça, a qual, mostrou um sólido sistema defensivo que impôs dificuldades ao ataque brasileiro. Com a ausência de Neymar e Danilo, Tite foi persuadido a alterar a equipe titular e adotou uma formação mais pragmática, com Militão atuando como lateral-direito improvisado e Fred no meio-campo com Paquetá mais avançado no lugar de Neymar. Obviamente, com tal formação de meio-campo, o Brasil enfrentaria problemas na construção de jogadas, condição que foi atenuada no 2º tempo após a entrada de Rodrygo e Bruno Guimarães. A partida caminhava para um apático 0 x 0 até o "ferrolho suíço" ser rompido por um belíssimo gol de Casemiro.

No derradeiro confronto da 1ª fase, o Brasil se deparou com a seleção dos Camarões. Diante do intervalo mais curto entre o fim da fase de grupos e as oitavas, numa decisão acertada, Tite optou por uma formação alternativa e poupou os titulares, em contrapartida, elevou o risco de placar adverso, culminando na vitória camaronesa por 1 x 0. Neste jogo, ficou evidente a dificuldade da Seleção na criação de jogadas pelo meio, limitando-se às investidas pelas pontas. O fator supracitado foi recorrente também no time considerado titular, logo, é preciso resolver tal problema para que o ataque brasileiro amplie o seu repertório.

Doravante, teremos a fase eliminatória, circunstância que não admite erros e exigirá mais da Seleção nos quesitos técnico e tático, sobretudo, no aspecto mental. Apesar da evolução dos atletas selecionados no ciclo anterior à Copa, é imprescindível que Neymar esteja disponível, pois ele fez muita falta contra Suíça e Camarões, além de ser o nosso jogador mais talentoso e genial. Enfim, Prezado Amante do Futebol, eis o momento da Copa do Mundo cuja vitória é o único caminho!

(Tosta Neto, 02/12/2022)

 

0 comments:

CURTA!