quinta-feira, 2 de março de 2023

DEPUTADOS ENTRAM EM EMBATE NA ASSEMBLEIA DA BAHIA SOBRE QUESTÕES RACIAIS

Os deputados estaduais Leandro de Jesus (PL) e Hilton Coelho (PSOL) protagonizaram uma discussão durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), após os parlamentares se manifestarem sobre as falas do vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel (Patriota), que fez afirmações xenófobas contra os trabalhadores baianos após a repercussão do caso envolvendo vinícolas do Rio Grande do Sul ligadas ao trabalho análogo a escravidão.

Após o discurso do líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), o deputado Leandro pediu Questão de Ordem e criticou a fala do petista, que apontou que a manifestação do vereador gaúcho fazia parte de “uma elite branca”.

“Eu entendo que nós devemos sair dessa discussão entre branco e preto. O que existe são pessoas mau caráter. E eu concordo que esse vereador de Caxias do Sul é sim um mau caráter. E a atitude dele tem que ser repudiada. Agora não vou concordar, com todo respeito, em atribuir isso a uma elite branca, porque isso também seria uma forma de preconceito. Existem pessoas independente da cor que são pessoas de mau caráter e que precisamos combater”, iniciou Leandro de Jesus.

Logo em seguida, Hilton Coelho reforçou a fala de Rosemberg e criticando Leandro, alegando que não há o que negar quanto a associação da questão racial no Brasil com a concentração de renda em determinadas regiões do país.

“Tratar a questão da discriminação racial no Brasil como um problema inexistente é como se estivesse se discutindo em Marte. Estamos num país que tem uma formação social, uma trajetória histórica…e dizer que essa concentração de renda não está associada à questão racial, é uma completa excrescência, é rasgar qualquer tipo de estudo. O deputado, com perfil de descendência negra, faz uma observação desse tipo…Precisamos ter muita responsabilidade a essa discussão”, pontuou Hilton.

O parlamentar bolsonarista, então, pediu mais uma Questão de Ordem e disse que se sentiu ofendido com as falas de Hilton. Interrompido pelo psolista, Leandro subiu o tom e pediu respeito ao parlamentar. “Eu tenho a minha origem e me orgulho dela. Você me respeite. Eu vim da favela, do Beirú, Tancredo Neves. Você que é a nova elite”, afirmou.



0 comments:

CURTA!