quinta-feira, 16 de março de 2023

DOCUMENTÁRIO "JOSÉ GUILHERME MERQUIOR - PAIXÃO PELA RAZÃO"


"José Guilherme Merquior - Paixão pela Razão" é um documentário produzido em 2016 pela TV Cultura em homenagem ao intelectual brasileiro José Guilherme Merquior.

Merquior foi um importante crítico literário, ensaísta, filósofo, diplomata e político brasileiro. Nascido em 1941 no Rio de Janeiro, estudou Direito e Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez seu doutorado em Letras na Universidade de Paris.

O documentário apresenta a trajetória de Merquior, desde sua infância até sua morte em 1991, com entrevistas de amigos, familiares e personalidades que conviveram com ele. Além disso, são apresentados trechos de entrevistas e palestras do próprio Merquior, em que ele discute seus interesses intelectuais, como a filosofia, a literatura, a política e a arte.

Ao longo do documentário, é destacada a importância de Merquior como intelectual público no Brasil e no exterior, especialmente durante os anos 1980, quando ele foi embaixador do Brasil em Portugal e posteriormente no Reino Unido. Nesse período, ele se tornou uma figura de destaque no cenário intelectual brasileiro e internacional, escrevendo livros que abordavam temas como o pós-modernismo, o marxismo e a política cultural.

O documentário também destaca o pensamento crítico de Merquior, que se opunha a certas correntes intelectuais que ele considerava dogmáticas e ideologicamente fechadas. Em vez disso, ele defendia a liberdade de pensamento e a importância da razão na busca da verdade.

Em resumo, "José Guilherme Merquior - Paixão pela Razão" é uma homenagem a um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX, que deixou um legado de pensamento crítico e compromisso com a razão e a liberdade intelectual.

0 comments:

CURTA!