quarta-feira, 19 de abril de 2023

IMAGENS MOSTRAM MINISTRO DO GSI NO PLANALTO NO 8 DE JANEIRO


O general Marco Edson Gonçalves Dias, 72 anos, pode ser considerado o “guarda-costas” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está no comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) desde 1º de janeiro. Na transição de governos, o general integrou a equipe da área de inteligência estratégica. Ele é um dos militares em quem Lula mais confia.

Imagens divulgadas nesta quarta-feira, 19, pela CNN mostram que o ministro Gonçalves Dias, circulou e orientou os vândalos que depredaram o Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro. As cenas exibidas detalham como o GSI agiu naquela tarde, levantando suspeitas de colaboração com o bando. Na ocasião, a sede do Supremo Tribunal Federal, a do Palácio do Planalto e a do Congresso Nacional foram invadidas.

O material divulgado pela emissora destaca que integrantes do GSI recuaram no momento em que os primeiros manifestantes invadiram o Palácio do Planalto.

Uma viatura deixou o estacionamento do Palácio do Planalto minutos antes de os primeiros manifestantes entrarem. Depois, homens que formavam um escudo, também recuam. Já no estacionamento, outros policiais montaram uma barreira de isolamento, mas a metros dos manifestantes.

As imagens mostram ainda que um segurança do local deixou o posto em meio às manifestações ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro. Além disso, é possível ver que membros do GSI cumprimentam e chegam a entregar garrafas de água a alguns manifestantes — outro não reagiu ao ver um homem pegar um extintor.

Com imagens da atuação do GSI, deputado cobra instalação da CPMI do 8 de janeiro

invasao-de-8-de-janeiro-visao-ampla-da-rampa-do-congresso-3

Com a divulgação das imagens sobre a atuação do GSI na ocasião, o deputado federal André Fernandes (PL-CE) voltou a cobrar a instalação da CPMI do 8 de Janeiro. “O GSI do Lula não apenas facilitou a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os invasores receberam orientações do ministro chefe do GSI, Gonçalves Dias, escolhido por Lula”, publicou o parlamentar, por meio de seu perfil no Twitter.

A expectativa de deputados e senadores da oposição era que a CPMI do 8 de janeiro fosse instalada na terça-feira 18, mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiou a sessão para a próxima semana, conforme registrou Oeste.

0 comments:

CURTA!