sexta-feira, 19 de maio de 2023

BAHIA LIDERA RANKING DE DESEMPREGO NO BRASIL EM 2023

 A taxa de desemprego na Bahia é a maior do Brasil para tristeza e sufoco dos baianos. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral do IBGE. 

Segundo dados, a taxa de desocupação na Bahia foi de 14,4%, no 1º trimestre de 2023, bem acima da média nacional de 8,8%.

A taxa de desocupação do estado voltou a crescer após três trimestres em queda. Com isso, a Bahia se manteve, pelo quinto trimestre consecutivo, com a maior taxa de desemprego do Brasil. O indicador baiano seguiu bem acima do nacional. 

A capital Salvador registrou, no 1º trimestre deste ano, uma taxa de desemprego maior do que a do estado como um todo (16,7%) e que também aumentou frente ao trimestre anterior (quando havia sido de 14,3%). Foi a maior taxa de desocupação entre as capitais brasileiras pelo quarto trimestre consecutivo. 

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por sua vez, a taxa de desemprego ficou ainda maior do que no estado e na capital: 16,9% no 1º trimestre de 2023. 

O IBGE explica que o alto índice de desemprego no 1º trimestre está relacionado aos desligamentos dos empregos temporários de verão.

0 comments:

CURTA!