Nesta terça-feira (4), a Bahia deu um passo importante para se tornar uma referência em tecnologia, inovação e sustentabilidade, mesmo enfrentando altos índices de desemprego. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou a instalação da primeira fábrica de carros elétricos da BYD nas Américas, no município de Camaçari. Ao lado da vice-presidente global da BYD, Stella Li, o governador apresentou os investimentos da empresa chinesa durante um evento realizado no Farol da Barra, em Salvador.
A implantação do Complexo Industrial da BYD, conhecido como "Build Your Dreams", contemplará três unidades fabris voltadas para a produção de chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processamento de lítio e ferro fosfato. Com previsão de início da produção no segundo semestre de 2024, o projeto tem um investimento estimado de R$ 3 bilhões e deve gerar cerca de 5 milhões de empregos diretos e indiretos.
Simultaneamente, foi lançado o CIMATEC Mar, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia. O projeto tem como objetivo sustentar a ciência, tecnologia e inovação para a economia azul, atendendo às demandas de projetos que eram de testes offshore e estudos do oceano. Com o apoio político-institucional do Governo do Estado e recursos federais, o CIMATEC Mar contará com um instituto oceanográfico nacional, liderando os estudos das ciências do mar no Brasil e se alinhando com centros congêneres de renome mundial.
Apesar do desafio do alto índice de desemprego, a Bahia está determinada a se tornar um polo de referência em inovação e alta tecnologia. Com a chegada da fábrica da BYD e o lançamento do CIMATEC Mar, o estado busca seu desenvolvimento econômico, gerando oportunidades de trabalho para a população. A BYD tem como objetivo criar o carro elétrico mais avançado na Bahia, enquanto o CIMATEC Mar promoverá a inovação em embarcações marítimas e submarinas, injetando recursos na economia local.
Esses investimentos representam um avanço importante para a Bahia, que busca superar os desafios do desemprego e se posicionar como um polo tecnológico e sustentável de destaque no Brasil. Por meio dessas iniciativas, o estado espera atrair mais investimentos, gerando um impacto positivo na economia e abrindo portas para o desenvolvimento de talentos e pesquisas científicas.
0 comments: