terça-feira, 4 de junho de 2024

PREFEITURAS JÁ GASTARAM MAIS DE R$ 170 MILHÕES NA CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS PARA FESTEJOS JUNINOS

Mais de R$ 170 milhões já foram desembolsados por 135 prefeituras da Bahia na contratação de atrações para os festejos juninos deste ano. Os dados são do ‘Painel de Transparência’ do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que considera como festejo junino todos os eventos com contratações artísticas ocorridos entre 1º de maio e 31 de julho.

Segundo o MP-BA, o valor se refere aos cachês de 1.330 contratações artísticas, embora os nomes das bandas e artistas ainda não tenham sido detalhados. Entre os municípios que informaram seus gastos estão Amargosa, Cruz das Almas, Ibirataia, Irecê, Itagibá, Jacobina, Lençóis, Salvador, Senhor do Bonfim e Serrinha.

Até o momento, 276 municípios ainda não informaram os gastos referentes às atrações, enquanto outros seis municípios afirmaram ao Ministério Público não terem dados para informar. A partir de 1º de junho, o Painel de Transparência disponibilizará os dados já encaminhados e sistematizados para consulta pública.

O ‘Painel de Transparência dos Festejos Juninos’ é uma ferramenta de incentivo à transparência pública, ao exercício da cidadania e ao apoio à gestão eficiente dos recursos públicos no fomento à cultura e ao turismo baianos. Concebido pelo MP-BA, em parceria com diversas instituições, incluindo os Ministérios Públicos de Contas, Tribunais de Contas, e com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB) e outras entidades, o painel certifica os entes públicos com o selo de transparência nos festejos juninos em reconhecimento às boas práticas de gestão pública.

0 comments:

CURTA!