Segundo o INSS, o reembolso será feito para aqueles que sofreram descontos não autorizado entre março de 2020 e março de 2025. O valor será pago pela associação envolvida, que terá um prazo de 15 dias úteis para realizar o depósito. Caso o pagamento não seja efetuado nesse período, o INSS tomará medidas judiciais contra a entidade devedora.
O instituto reforça que não realiza contatos por telefone, SMS ou por intermediários. A única via de comunicação oficial é o aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, os beneficiários devem entrar em contato com a central de atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para facilitar o recebimento das notificações, o INSS recomenda que os segurados mantenham o aplicativo Meu INSS atualizado e ativo em seus celulares.
O processo visa garantir o direito dos segurados e combater práticas abusivas cometidas por algumas entidades associativas que, nos últimos anos, aplicaram descontos sem autorização prévia ou explícita dos aposentados e pensionistas.
0 comments: