terça-feira, 25 de novembro de 2025

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA ESQUEMA MILIONÁRIO DE CORRUPÇÃO NA PREFEITURA DE ITACARÉ


Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União foi deflagrada nesta terça-feira (25) para investigar um amplo esquema de corrupção, peculato e fraude em licitações envolvendo contratos da prefeitura de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia. Ao todo, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em seis municípios baianos e também em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Além disso, a Justiça Federal determinou o afastamento cautelar de sete agentes públicos.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso teria atuado entre 2018 e 2024, utilizando duas empresas locais registradas em nome de supostos “laranjas” e sem capacidade real para executar contratos de grande porte. Só no período analisado, essas empresas movimentaram mais de R$ 30 milhões em recursos públicos, dos quais uma parcela significativa foi desviada com a participação de agentes municipais e intermediários.

Como forma de garantir o ressarcimento aos cofres públicos, a Justiça Federal autorizou o sequestro de bens dos investigados, podendo alcançar até R$ 20 milhões. Os alvos da operação respondem por crimes como fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Nesta etapa, a Operação Gênesis busca ampliar o conjunto de provas e detalhar o papel de cada envolvido no esquema.

0 comments:

CURTA!