sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

APÓS ATAQUES A CRISTÃOS, EUA BOMBARDEIAM ALVOS DO ESTADO ISLÂMICO NA NIGÉRIA

Trump disse que o motivo é o "massacre de cristãos" perpetrado pelo grupo terrorista no país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na quinta-feira, dia de Natal (25), que autorizou um ataque que classificou como “forte e letal” contra integrantes do Estado Islâmico (EI) na Nigéria. A ação, segundo ele, foi motivada por atentados promovidos pelo grupo extremista contra comunidades cristãs no noroeste do país.

Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que, por determinação direta de seu comando como chefe das Forças Armadas, os Estados Unidos realizaram uma ofensiva aérea contra alvos do EI na região, acusando o grupo de promover assassinatos brutais de cristãos inocentes em uma escala que, segundo ele, não se via há muitos anos.

De acordo com o Comando das Forças dos EUA para a África, a operação foi conduzida por via aérea no estado de Sokoto e contou com a autorização do governo nigeriano.

No pronunciamento, o presidente norte-americano relembrou que já havia advertido os terroristas para que cessassem os ataques contra cristãos, alertando que haveria duras represálias caso isso não ocorresse. Segundo Trump, as ameaças se concretizaram com a ofensiva desta noite, executada pelo Departamento de Defesa, que ele descreveu como uma série de ataques precisos, possíveis apenas com a capacidade militar dos Estados Unidos.

Trump destacou ainda que, sob sua liderança, o país não permitirá o fortalecimento do terrorismo islâmico radical. Ao encerrar a mensagem, pediu bênçãos divinas para as Forças Armadas dos EUA e desejou um Feliz Natal, acrescentando que novas mortes de terroristas poderão ocorrer caso os ataques contra cristãos persistam.

 

0 comments:

CURTA!