quinta-feira, 23 de junho de 2016

Voltar às raízes: gregos recomeçam a rezar aos deuses antigos

O culto dos deuses antigos está regressando à Grécia. Recentemente, se tornaram populares as igrejas do país que patrocinam o culto das personagens mitológicas, relata o portal Greek Reporter.
Os seguidores do culto politeísta já instalaram várias áreas dedicadas a rezar aos deuses gregos. Por sua vez, o cristianismo é considerado como uma religião que substituiu as práticas religiosas dos gregos antigos e que, em alguns aspectos, o terá feito através da violência.
Um desses grupos se chama Conselho Supremo dos Helenos Étnicos, fundado em 1997. Os seguidores desse grupo visam restabelecer o politeísmo e a tradição ética dos tempos antigos.
Além disso, há eventos especiais que celebram os tempos antigos da Grécia. Por exemplo, o festival Prometheia é uma celebração anual dedicada ao "velho espírito" e que tem sido realizado desde há 21 anos. Tendo lugar no sopé do monte Olimpo — "casa" dos 12 deuses da Grécia antiga — é mais que um evento, fazendo os gregos "voltar às suas raízes", escreve o portal.
No entanto, existem aspectos destes movimentos que não são pacíficos. Recentemente, “os seguidores de Zeus” destruíram uma igreja ortodoxa na ilha de Creta. É apenas um dos vários incidentes semelhantes que ocorreram no país.

(Fonte: Sputnik News)

0 comments:

CURTA!