quarta-feira, 6 de julho de 2016

França supera Reino Unido como 5ª maior economia do mundo

Paris - A França e o Reino Unido competiam pelo quinto lugar na lista das maiores economias do mundo nesta quarta-feira, com a França assumindo a liderança após uma nova derrocada na libra esterlina na sequência do referendo britânico pela saída da União Europeia (UE), mostram cálculos da Reuters.
O Produto Interno Bruto (PIB) britânico somou 1,864 trilhão de libras em 2015, segundo o último dado disponível do Fundo Monetário Internacional (FMI).
A taxa média de câmbio do ano em questão é normalmente usada para comparações entre os países. No entanto, usando o câmbio atual, a França está ligeiramente à frente.
Com a libra caindo abaixo de 1,17 euros pela primeira vez desde 2013 significa que o tamanho da economia britânica em 2015 agora é equivalente a 2,172 trilhões de euros - abaixo do PIB oficial da França, de 2,182 trilhões de euros no ano passado.
O referendo britânico de 23 de junho que decidiu pela saída da UE afetou os mercados financeiros, sacudiu negócios e puniu a libra, que era negociada a 1,1660 euro às 13:38 (horário de Brasília).
Mas com as variações cambiais é difícil fechar os números. O Reino Unido momentaneamente recuperou a quinta posição após a libra ir acima de 1,17 euro por algumas horas nesta quarta-feira, voltando a cair durante a tarde.
Reino Unido e França, que têm população similar, já trocaram de posições no ranking antes.
Em 2014, o Reino Unido superou a França, seis anos após a crise financeira levar a libra a cair e permitir que a França recuperasse a coroa perdida em 1997.

(Fonte: Exame.com)

0 comments:

CURTA!