sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

As pernas mumificadas da rainha Nefertari foram encontradas

Em 1904, arqueólogos encontraram a tumba da rainha Nefertari no Vale das Rainhas, no Egito. Ela foi esposa de Ramsés II, que reinou entre 1279 e 1213 a.C., só não é mais conhecida na história egípcia quanto Nefertiti. Entre vários objetos quebrados, os pesquisadores encontraram restos de pernas mumificadas. Na época, eles presumiram que as partes pertencessem à Nefertari e desde então elas ficaram em exibição em vários museus — o mais recente é o Museu Egípcio em Turim, na Itália.
Foi só recentemente que outro grupo de acadêmicos se empenhou em confirmar a hipótese: em estudo interdisciplinar publicado no periódico PLOS One, pesquisadores de diferentes partes do mundo apontam fortes evidências de que as pernas tenham sido da rainha.
Os pesquisadores analisaram imagens de raio-x das pernas e com base no tamanho e nos indícios de artrite no joelho, chegaram à conclusão de que a dona era uma mulher que tinha entre 40 e 60 anos quando morreu, o mesmo período de morte estimado de Nefertari.
Em seguida, eles realizaram uma análise bioquímica, que mostrou que algumas das substâncias encontradas nos resquícios são as mesmas que eram usadas nos rituais de embalsamento durante as 19ª e 20ª dinastias, o que corresponde ao período em que Nefertari viveu e morreu. O estudo estima ainda que a mulher em questão tenha tido entre 1,65 e 1,68 de altura.
Na conclusão, os cientistas usaram uma lógica de eliminação para defender a hipótese. Eles argumentam que não há um segundo túmulo dentro da tumba e que ela provavelmente não foi usada uma segunda vez além de Nefertari, indicando que há grandes chances de o que foi encontrado ali dentro ser da própria rainha.

(Fonte: Galileu)

0 comments:

CURTA!