domingo, 25 de março de 2018

Polícia alemã retém o ex-presidente catalão Carles Puigdemont


Carles Puigdemont, antigo líder do governo catalão, encontra-se "retido" na Alemanha pela polícia local.
Esta situação, explica o El Pais, aconteceu quando o ex-líder da Generalitat estaria de carro tentando passar a fronteira alemã, vindo da Dinamarca. Puigdemont estaria agora à espera que se resolvam as diligências relacionadas com o mandado de detenção que pende sobre ele.
Foi o próprio advogado do antigo líder catalão, Jaume Alonso-Cuevillas, quem confirmou esta situação. Puigdemont teria sido mandado parar pela polícia alemã ao final desta manhã (25). Puigdemont esteve durante este fim de semana na Finlândia.
Este domingo estaria a caminho de Hamburgo para, a partir desta cidade alemã, regressar à Bélgica, onde tem estado refugiado desde a ordem de prisão que Madrid emitiu em seu nome.
Vale ressaltar que vários dirigentes catalães foram detidos pelas autoridades espanholas por sedição, na sequência da declaração de independência da Catalunha. Já Puigdemont escapou nessa altura para a Bélgica, onde tem estado durante os últimos meses.
No Twitter, o advogado do ex-líder catalão confirmou que Puigdemont está detido.
Durante este fim de semana, o advogado de Puigdemont admitiu que esteve horas sem saber do paradeiro exato do cliente.
Esta retenção, sobre a qual não há, neste momento, mais detalhes, surge numa altura em que foi reativado o mandado de detenção europeu de Puigdemont.

(Fonte: Notícias ao Minuto)


0 comments:

CURTA!