domingo, 14 de outubro de 2018

Hélio Negão, deputado federal mais votado no Rio de Janeiro


O subtenente Hélio Fernando Barbosa Lopes, de 49 anos, também conhecido por Hélio Negão ou Hélio Bolsonaro foi o deputado federal mais votado no Rio de Janeiro, com 345.234 votos. Filiado ao PSL de Jair Bolsonaro, ele superou o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que obteve 342.491 e ficou com o segundo lugar na votação. A participação de Hélio - negro e militar - ganhou destaque nas atividades de campanha do presidenciável na tentativa de se blindar de acusações de racismo.
O candidato à presidência pelo PSL emprestou seu sobrenome ao amigo militar, que usou o mesmo número de Eduardo Bolsonaro - filho de Jair que disputou a reeleição em São Paulo e conquistou 1,8 milhão de votos. O mais votado do estado do Rio, porém, há dois anos, tentou se eleger vereador em Nova Iguaçu pelo PSC e não conseguiu. Ele também foi candidato a deputado federal pelo PTN, em 2014, mas não foi eleito.
Bolsonaro costuma rebater o rótulo de racista ao dizer que seu sogro é negro, o “Paulo Negão”, pai de Michelle Bolsonaro. Durante a campanha, conta com apoio do Hélio Negão. Os dois gravaram vídeos juntos. Em um dos vídeos, Hélio diz: "Junto com o presidente, Bolsonaro vamos mudar o Brasil". Em seguida, Bolsonaro declara: “Nosso porta voz lá dentro, amigo de fé, irmão camarada de anos e pau para toda obra. Tenho certeza que juntos ajudaremos a mudar o destino do Brasil”.
O subtenente do Exército também gravou vídeo ao lado do filho Eduardo de Bolsonaro, onde se dizia que Hélio é "100% afinado com as ideias de Bolsonaro". Em sua página numa rede social, Hélio aparece em várias fotos ao lado de Jair e participando de lives gravadas pelo presidenciável durante a campanha no primeiro turno.
Depois de eleito, ele declarou na rede: "Agradeço a Deus, ao meu irmão Jair Bolsonaro e a todos os 345.234 eleitores por terem me proporcionado a honra de ser o deputado federal mais votado do Estado do Rio de Janeiro. 'Brasil acima de tudo, Deus acima de todos'. Muito obrigado pelo voto de confiança."
Em sua página numa rede social, Hélio faz declarações contra o comunismo, diz que Bolsonaro "vai livrar o Brasil do PT", fala que é "negro e Bolsonaro", além de exibir várias imagens ao lado da família do presidenciável como uma carreata que fez no Rio de Janeiro ao lado de Flávio Bolsonaro.
Em sua prestação de conta de candidatura, Hélio não declarou nenhum bem. Ele recebeu uma doação de R$ 45 mil de Jair Bolsonaro e gastou R$ 36 mil em serviços gráficos e comunicação. Procurado pelo O GLOBO, Hélio não quis dar entrevista.

(Fonte: Extra)

0 comments:

CURTA!