sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Jair Bolsonaro avança e chega a 40,9% dos votos válidos, aponta CrusoÉ/Paraná Pesquisas

Faltando dois dias para o primeiro turno das eleições, o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), continua avançando em seu desempenho nas intenções de voto. Em nova pesquisa elaborada pela revista CrusoÉ, em parceria com o instituto Paraná Pesquisas, o capitão da reserva aparece com 40,9% dos votos válidos.
Divulgado na manhã desta sexta-feira (5), o levantamento também mostrou que Fernando Haddad (PT) aparece em segundo lugar, com 25,6%. Ciro Gomes (PDT) registra 11% e é seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), com 8,6%. Marina Silva tem 4,1% dos votos válidos.
No cálculo dos votos válidos, são excluídos da amostra quem optou pelos votos brancos, nulos e os que se declaram indecisos. Para um candidato vencer as eleições no primeiro turno, ele precisa da maioria simples, que é 50% dos votos válidos mais um. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Nos votos totais, onde os eleitores podem optar pela indecisão e/ou por não escolherem nenhum candidato, os resultados foram os seguintes:
Segundo turno: Bolsonaro têm 9 pontos de vantagem
A pesquisa da CrusoÉ também divulgou o cenário de segundo turno entre os dois candidatos com mais votos no primeiro turno: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.
O presidenciável pelo PSL abre vantagem de 9 pontos percentuais contra o petista, obtendo 47,1% dos votos. Haddad registra 38,1%.

Fonte: www.redetv.uol.com.br

0 comments:

CURTA!