domingo, 16 de dezembro de 2018

JORNALISTAS DA GRANDE MÍDIA CELEBRAM PRÊMIO FALSO PARA REPÓRTER DA FOLHA

Profissionais de veículos da grande mídia brasileira estão parabenizando uma jornalista da Folha por um prêmio falso divulgado por perfil paródia no Twitter.

Tudo começou com um tuíte do usuário @monicabengamo no Twitter.
O perfil aparenta ter viés humorístico, uma espécie de paródia da jornalista da “Folha de S. Paulo“, Mônica Bergamo.
A mensagem original foi publicada na sexta-feira (14) às 16h40 (horário de Brasília). Após a publicação desta matéria o perfil @monicabengamo foi suspenso pelo Twitter.
“A competente colega Patrícia Campos Mello acaba de ganhar o Prêmio Folha Brasileiro do Ano 2018. O Prêmio a reconheceu como “Guardiã da Verdade”, afirmava o perfil.
Renova fez uma pesquisa no perfil original da jornalista na rede social Twitter, mas não encontrou mensagem semelhante. Buscas no Google também não retornam nenhum resultado sobre o tal “Prêmio Folha Brasileiro do Ano 2018”.
Na verdade, não é preciso muito esforço para perceber que a mensagem é uma piada. Mônica Bergamo tem o perfil verificado no Twitter, a conta paródia não. Uma marca azul ao lado do nome confirma a identidade de pessoas consideradas “relevantes” pelo microblog.
No entanto, apesar destes vários detalhes, alguns jornalistas da grande mídia, na ânsia de demonstrar todo seu corporativismo, não tiveram a capacidade de perceber que a mensagem era falsa. 
Não seria a checagem das fontes uma tarefa básica para todo jornalista?
Segue abaixo alguns exemplos:
  • Miriam Leitão
  • Chico Pinheiro
  • Xico Sá
Fonte: Renova Mídia

0 comments:

CURTA!