sexta-feira, 15 de março de 2019

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E FILOSOFIA DA UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa, promove no período de 10 a 12 de abril, o I Colóquio Internacional de Literatura e Filosofia da UFRB, cujo tema é “A crise da razão e a falência da crítica”.
O evento reunirá estudiosos da Literatura interessados nos aspectos filosóficos dos textos literários e pesquisadores da Filosofia que investigam as questões que se situam na fronteira entre essas duas tradições.
O evento contará com duas modalidades de participação: presencial e virtual. Na modalidade virtual, estão previstos a participação de quatro conferencistas internacionais, convidados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica (NUPEF) vinculado ao Centro de Formação de Professores(CFP).
As inscrições para comunicações estarão abertas no site: https://doity.com.br/coloquioliteraturaefilosofiaufrb até o próximo dia 22 de março.
Debates incômodos
O tema do I Colóquio pretende retomar um dos debates que mais incomodaram às últimas gerações de pensadores e escritores do século passado: a renovação do balanço cultural do século XXI sobre os limites da razão e sobre a derrocada de suas pretensões autocráticas, latentes ou manifestas, nos mais diversos domínios da cultura.
O colóquio pretende também reavaliar o fenômeno da saturação das narrativas e o esgotamento da crítica, filosófica ou literária, diante do colapso pós-ideológico das políticas globais, aparentemente acentuado na última década. Tempos de distopias, obscurantismos e relativismos radicais que levaram alguns intelectuais a decretarem o fim da Filosofia e outros a falarem em um crepúsculo da Literatura.
Certificados
O evento certificará nas duas modalidades de participação: presencial e virtual.
Na modalidade presencial, o evento terá três mesas de debate e cinco minicursos; e sessões de comunicação para apresentações de trabalhos acadêmicos sobre o tema, a partir das mais variadas abordagens e tendências teóricas.
Na modalidade presencial serão certificados os participantes com pelo menos 75% de frequência nas mesas e sessões de comunicação. A certificação dos minicursos será dada em separado.
O evento contará também com uma modalidade virtual que é assíncrona e aberta, sendo realizada no Ambiente Virtual do I Colóquio.
Nesta etapa haverá conferências virtuais com discussões e interações entre os participantes e conferencistas, com o apoio de moderadores. Os conteúdos serão disponibilizados paulatinamente ao longo das semanas que antecedem o evento e estarão disponíveis até o término do Colóquio.
Cada apresentação terá um vídeo gravado por professores que investigam o tema a partir de Universidades da América Latina e da Europa, além de um resumo e um fórum de debates, com mediadores e autores disponíveis para discutir e refletir com os participantes sobre os trabalhos.
Para obter o certificado de participação da modalidade virtual é necessário inscrever-se no evento (na opção “participação virtual”) e registrar no mínimo 3 (três) interações relevantes nos fóruns de debates diferenciados. O julgamento será feito pela Comissão Científica.
Os certificados de participação e o Caderno de Resumos (com ISBN) serão disponibilizados após o evento.
Presenças já confirmadas no evento:
Pesquisadores de Universidades Estrangeiras:
Dr. Andrés Suárez-Astaiza - Pontificia Universidad Javeriana - Colômbia/ Bergische Wuppertal Universität – Alemanha
Dr. Pablo Nicolás Pachilla - Universidade de Buenos Aires - Argentina
Dr. Diego Julián Ferreyra - Universidade de Buenos Aires - Argentina
Dr. Paolo Stellino - Universidade Nova de Lisboa - Portugal
Pesquisadores de Universidades Brasileiras:
Dra. Mariana Lins - Universidade Federal de Sergipe
Dr. Edson Oliveira – Universidade Estadual de Feira de Santana
Dr. Roberto Seidel - Universidade do Estado da Bahia 
Dr. Tiago Sousa - Universidade Federal do Amazonas
Dr. Fernando Barros - Universidade Federal do Ceará
Doutoranda Iara Bottan - Universidade Metodista de Piracicaba
Pesquisadores da UFRB
Dr. André Itaparica - CALH
Lic. Esdras Souza - LABII/CFP 
Doutorando Tarcísio Fernandes Cordeiro - Letras/CFP 
Dr. Kleyson Assis - LABII/NUPEF/CFP 
Dr. Daniel Rodrigues Ramos - NUPEF/CFP 
Dr. Pablo Zunino - NUPEF/CFP

0 comments:

CURTA!