quinta-feira, 21 de março de 2019

VERÃO CHEGA AO FIM E REGISTRA DIAS MAIS QUENTES QUE O NORMAL NA BAHIA

Quando o relógio marcou 18h58 desta quarta-feira (20), o sol já tinha se despedido e levado, junto com ele, a estação preferida de muitos soteropolitanos. Nesta noite, o Verão, que atingiu uma média mais alta que o normal este ano, chegou ao fim e deu início ao outono. 
O fim do Verão deixou a sensação de que Salvador viveu a época mais quente dos últimos anos. E é verdade. Segundo dados do instituto, o Verão em Salvador, este ano, teve média de 34ºC, número alto para o que é considerado normal na cidade, que habitualmente não passa de 30ºC de média de temperatura.
Apesar disso, o dia mais quente do ano registrado em 2019, em 17 de fevereiro, quando os termômetros chegaram a marcar 34,8ºC, não superou o de 2018, com 36,4ºC, no dia 10 de março.
A estação, este ano, também foi considerada extremamente seca. Em fevereiro, por exemplo, foram apenas 1,5 mm de chuva - a média normal para o período ultrapassa os 100 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A meteorologista do Inema Maryfrance Diniz explica que a secura pode ser explicada pela da ação do fenômeno El Niño.
“Esse fenômeno aquece as águas do pacífico inibindo a formação de nebulosidade por aqui. Assim, os dias ficam mais claros e, consequentemente, mais quentes e sem chuva”, detalhou.
 Deus me livre ou quem me dera?
Quem está feliz com o fim da estação é o estudante Misael Ferreira, 20 anos, que sofreu com o calor. 
“Esse Verão não foi tão bom. Muito mais calor. Eu, que já tomo bastante banho, tenho tomado mais banhos ainda. Ah, e não dá para ficar sem ventilador”, brincou.
Apesar de comemorar o fim dos dias quentes, Misael decidiu passar o último dia do Verão na praia, na companhia de amigos. Um deles, Caio Felipe, 20, concorda que foram dias de sofrimento para quem não curte calor, mas achou um lado bom: “Esse calor pelo menos serve para aproveitar a praia. A gente veio até o no último dia”, brincou.
Se para Misael foram dias de sofrimento, para outros o calor vai deixar saudades. É o caso da estudante Leticia Silva, 18, e do auxiliar de operações Max Cotrin, 27, que são de Sõ Luís (MA), mas escolheram Salvador como destino para as férias.
“Eu gosto de litoral, de cidades mais quentes, gosto do Verão”, disse Max. Curtindo o Farol da Barra, o casal, que fica em Salvador ainda mais uns dias, espera que o outono demore a trazer as chuvas comuns na estação. “A gente quer ir bastante para a praia ainda”, brincou Letícia. 
Para alegria do casal, talvez ainda seja possível transformar esse desejo em realidade. Justamente por conta do caráter transitório do outono, segundo explica Maryfrance.
“Ainda teremos dias quentes, com chuvas fortes em pancadas, o que é mais a cara de Verão. Só por volta de maio é que chegam as temperaturas mais amenas e as chuvas menos intensas, mais de longa duração, já com a cara do inverno”, explicou.

0 comments:

CURTA!