domingo, 2 de junho de 2019

“O PENSAMENTO CONSERVADOR” POR LUCIANO PEIXOTO


O conservadorismo, como corrente filosófica, ficou muito tempo associado a conceitos que visavam denegrir o seu verdadeiro significado. Chamados pelos ditos “progressistas” de reacionários ou simplesmente “caretas”, os conservadores ficaram por anos no armário do ostracismo filosófico devido a força destrutiva dos conceitos pré-formados de uma imposição doutrinária antiga.
A filosofia conservadora não tem uma visão estática do mundo, onde tudo deve ficar do mesmo jeito, mas visa conservar tudo que deu certo, e claro melhorar esses acertos, que levaram séculos para se firmarem no cerne das relações sociais. Conquistas milenares podem ser destruídas em pouco tempo se não tivermos a capacidade de enxergá-las e valorizá-las.
É dever do conservador “raiz”, mesmo dentro do ambiente hostil do politicamente correto, fazer o contraponto e apresentar seu pensamento. A unanimidade não faz bem às democracias e muitas vezes nos ilude como um “canto da sereia “.
Escritores conservadores como o britânico Roger Scruton, relatam que nas universidades nos EUA e na Grã-Bretanha 70% do corpo docente universitário se declaram de esquerda, creio que no Brasil esse número é maior. Assim podemos ver como os nossos jovens estão sendo influenciados por uma corrente de pensamento único.
Mas depois da tempestade sempre vem a bonança, e com o advento da internet, os smart fones e todos as suas possibilidades, como redes sociais e aplicativos, a ideia conservadora pode chegar a todos. Autores conservadores nacionais (Olavo de Carvalho e Luiz Felipe Pondé) e internacionais (Roger Scruton e Thomas Sowell) chegam às massas fazendo um “by pass” no ambiente acadêmico que é majoritariamente averso ao pensamento da direita, através dessas novas tecnologias.
O resultado, desse novo cenário de acesso a informações, é um guerra cultural ferrenha, e a cada dia temos mais soldados destros, os “cristãos novos”, que quando conhecem o pensamento liberal - conservador, identificam-se e convertem-se a essa antiga e redescoberta ideia.
Que vençam a luta !!!!!

LUCIANO PEIXOTO - Urologista - Santo Antônio de Jesus -Ba.

 Clique aqui e participe do Grupo Outro Olhar Amargosa no WhatsApp

Curta nossa página no Facebook 👍🏻

Siga nosso Instragram 📷



0 comments:

CURTA!