quinta-feira, 29 de agosto de 2019

HOSPITAL REGIONAL DE SAJ REALIZA CAPTAÇÃO MÚLTIPLA DE ÓRGÃOS E REDUZ FILA DE ESPERA PARA TRANSPLANTES

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) realizou, nesta terça-feira (27), a sexta captação múltipla de órgãos deste ano. A captação foi feita após doação de familiares de um paciente de 21 anos. Foram doados rins, fígado, válvulas cardíacas e córneas. Com o gesto, quatro a cinco pessoas terão suas vidas transformadas após os transplantes.
As captações acontecem através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em trabalho conjunto com as equipes de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia da unidade.
Para a gerente de enfermagem, Edna Aquino, a doação de órgãos representa um ato de amor, solidariedade e humanização. “E para aqueles que esperam na fila, representa gratidão pelo gesto de generosidade, de amor ao próximo”, afirma. “Mesmo no momento de dor, muitas famílias acabam fazendo a doação por entender que somos muito mais que um corpo mortal e que, através dos nossos gestos de solidariedade, nos tornamos imortais”, avalia.
Atualmente, mais de de 1800 pacientes aguardam na fila de espera por órgãos como rins, fígado e córneas. Para se tornar um doador de órgãos, é necessário ter entre dois e 70 anos e não é necessário registrar por escrito.
Mais informações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos podem ser obtidas através do site www.saude.ba.gov.br/transplantes.
*BLOG DO VALENTE / edição Outro Olhar Info
Outro Olhar Info no WhatsApp
                                                                                                Curta nossa página no Facebook 👍🏻

                                                                                                                  Siga nosso Instagram 📷

0 comments:

CURTA!