segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

PRESIDENTE TURCO AMEAÇA FECHAR DUAS BASES ESTRATÉGICAS DOS EUA


O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou neste domingo (15) fechar “se necessário” duas bases militares estratégicas usadas pelos Estados Unidos na Turquia, em um contexto de crescente tensão entre Ancara e Washington.
“Se necessário, podemos fechar as bases de Incirlik e Kürecik”, disse Erdogan durante uma entrevista à rede de televisão pró-governo A Haber.
A Turquia indica quase sistematicamente do fechamento dessas bases sempre que as tensões diplomáticas com os Estados Unidos aumentam.
Localizada no sul do país, a base aérea de Incirlik é usada pela aviação americana na luta contra o grupo islâmico Estado Islâmico na Síria. A base de Kürecik, no sudeste, abriga uma importante estação de radar da Otan.
Nesta semana, o chefe da diplomacia turca já mencionou que o fechamento dessas duas instalações poderia “ser colocado sobre a mesa”, em resposta a possíveis sanções dos EUA contra seu país.
A Turquia foi exposta a sanções dos EUA por comprar sistemas de defesa russos S-400, apesar dos avisos de Washington. Além disso, as relações entre os dois países, aliados da Otan, pioraram nos últimos meses devido à ofensiva lançada por Ancara na Síria contra uma milícia curda apoiada por Washington.
Na quarta-feira, o Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA adotou um projeto, apoiado por democratas e republicanos, que prevê sanções draconianas contra a Turquia e seus líderes pelos S-400 e pela ofensiva na Síria.
O voto de uma resolução no Senado dos EUA que reconhece o genocídio armênio pelos otomanos, que Ancara nega, também provocou a ira do governo turco, que afirmou que essa medida pode colocar “o futuro das relações bilaterais em risco”.

(Fonte: IstoÉ / *Edição OutroOlharInfo)

0 comments:

CURTA!