segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

CACHOEIRA DO RIO PRETO: ÓTIMA OPÇÃO DE TRILHA NA CHAPADA DIAMANTINA


A Cachoeira do Rio Preto localiza-se no município de Ibicoara, precisamente ao sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina e à 460Km de Salvador. O rio que nutre a cachoeira corta a Serra da Águia, que faz parte do complexo rochoso do Sincorá. Logo no início da trilha, o visitante visualiza uma área de campo que possibilita a visão privilegiada da Serra da Águia, porém boa parte da trilha é efetuada sob mata fechada, às margens do leito do rio Ribeirão.


No itinerário até a Cachoeira do Rio Preto, deparamo-nos com rochas, troncos e raízes, revelando o grau de dificuldade da trilha. Quem tiver o olhar mais atento, poderá contemplar lindas bromélias e uma vegetação com características típicas da Mata Atlântica. Obviamente, a trilha é iniciada na cidade de Ibicoara: percorre-se 4Km de carro até determinado ponto e o acesso é completado com uma caminhada de 3,5Km.

A cachoeira tem um poço de extensão expressiva, ótimo para banho, e uma queda d’água de aproximadamente 50 metros de altura. A Rio Preto é circundada por rochas sedimentares e vegetação nativa. É inconteste que a Chapada Diamantina tem um leque variado de belezas naturais, logo, a singela Cachoeira do Rio Preto está inclusa neste vastíssimo repertório de opções que demonstra a grandiosidade e a pompa de um dos principais destinos turísticos do Brasil.


(Fotos: Fabiano Cerbato / Texto: Tosta Neto, 13/01/2019)   





0 comments:

CURTA!