quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CARNAVAL DE SALVADOR TERÁ UNIDADE MÓVEL PARA ATENDER MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Resultado de imagem para CARNAVAL DE SALVADOR TERÁ UNIDADE MÓVEL PARA ATENDER MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Uma Unidade Móvel com equipe multidisciplinar para acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência nos circuitos do Carnaval, em Salvador, será montada na Avenida Adhemar de Barros neste ano.

A Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME) atuará a partir da quinta-feira (20), das 17h às 22h e irá ofertar acompanhamento realizado por psicóloga, assistente social e advogada, com encaminhamento de ocorrências médicas para o Hospital da Mulher.

Mulheres, adolescentes e trans expostas a situações de abusos e violência sexual poderão ser acolhidas no centro, que dispõe de equipe multiprofissional com médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas.

Assim como nas demais datas, durante o Carnaval, as pacientes poderão ser atendidas através de demanda espontânea – também chamada porta aberta –, sem necessidade de agendamento prévio. O encaminhamento também poderá ser feito pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA’s) ou Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).

Ao dar entrada na unidade, a paciente realiza exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e IST’s, contracepção de emergência e exame médico pericial em parceria com o IML, além de, quando do desejo da mulher, dispõe de acompanhamento à delegacia especializada para registro da ocorrência.

A iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) ocorre e parceria com o Hospital da Mulher. 
*BAHIA NOTÍCIAS

0 comments:

CURTA!