sexta-feira, 17 de julho de 2020

NUVEM DE GAFANHOTOS NA ARGENTINA VOLTA A AMEAÇAR RIO GRANDE DO SUL

nuvem de gafanhotos
A nuvem de gafanhotos que ficou mais de três semanas na província de Corrientes, na Argentina, volta a ameaçar deslocamento em direção ao Brasil. 
Segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ricardo Felicetti, é impossível saber ao certo o percurso.
No entanto, como a previsão é de que o tempo esquente e ocorra vento do norte, há chance dos insetos voarem para a fronteira oeste gaúcha.
"Nós estamos em atenção desde junho, mas agora, é um alerta mais acentuado", completa o engenheiro agrônomo.
De acordo com meteorologistas, o Rio Grande do Sul pode registrar máximas acima de 30 graus no fim de semana. Na Argentina, a vigilância também aumentou nas províncias de Entre Rios e Santa fé. 
Desde que a nuvem estacionou, técnicos do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) tentam dissipar os insetos.
Os profissionais já realizaram diversas aplicações de inseticida e conseguiram reduzir o grupo, mas não foi o suficiente. 
No momento, os gafanhotos estão em uma área próxima a um córrego, o que impede o combate com aviões agrícolas, porque os produtos podem contaminar o curso dágua.
"Isso torna a aplicação um pouco mais complexa, porque alguns locais são completamente inacessíveis seja de veículo, ou a cavalo", explica o engenheiro agrônomo Hector Medina, chefe do Programa Nacional de Gafanhotos do Senasa. 
Paraguai
Enquanto o alerta na fronteira com o Rio Grande do Sul aumenta, uma nuvem ainda maior se forma no Paraguai. Conforme informado pelas autoridades argentinas, que já monitoram a situação, o grupo de insetos pode chegar a 30 quilômetros quadrados. Ou seja, até três vezes maior do que a primeira.
De acordo com o Serviço de Qualidade e Saúde de Plantas Semeadas do Paraguai, os insetos estão em uma área do Parque Nacional Defensores del Chaco. 
Os técnicos paraguaios ainda não sabem exatamente qual vai ser a direção de deslocamento dos gafanhotos, mas destacam que eles podem ir para a região de Boquerón, ao oeste, ou Alto Paraguay, ao leste e fronteira com o Brasil. 
O Ministério da Agricultura não descarta o risco da nuvem alcançar os estado de Mato Grosso do Sul e Paraná. Na próxima semana, a pasta deve publicar uma normativa com protocolos de contenção da praga.
*CNN BRASIL

0 comments:

CURTA!