quinta-feira, 22 de outubro de 2020

UNICEF DEFENDE QUE REABERTURA DE ESCOLAS ESTEJA ENTRE PROPOSTAS DE CANDIDATOS EM 2020

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pediu que o retorno às aulas presenciais em escolas públicas com segurança seja defendido por candidatos a prefeitura nas eleições deste ano. 

A proposta está entre os destaques da agenda "Mais que promessas - crianças e adolescentes devem ser prioridade nas eleições municipais", encaminhada pela Unicef às equipes de todos os candidatos a prefeito em capitais brasileiras. O documento sugere um conjunto de propostas para mitigar os efeitos negativos da pandemia entre crianças e adolescentes. 

 

A entidade pediu que a proposta de reabertura das escolas seja incluídas nos programas de governo dos candidatos à prefeitura. A agenda ainda será endereçada a lideranças comunitárias e eleitores. 

 

A Unicef defende como prioridade para a Educação o retorno às aulas presenciais justificando que o longo tempo de fechamento das escolas e o isolamento social impactaram profundamente a aprendizagem, a saúde mental e a proteção de crianças e adolescentes contra a violência. 

 

“A crise econômica provocada pela pandemia afetou meninas e meninos de forma mais intensa. Suas famílias tiveram as maiores reduções de renda e uma piora na qualidade da alimentação, em comparação com quem vive em casas sem crianças e adolescentes. Todos esses fatores atingiram, em especial, meninas e meninos que já viviam em situação de vulnerabilidade, ampliando as desigualdades no país”, diz o texto inicial do documento. 

 

A agenda ainda propõe políticas públicas para as áreas de saneamento, proteção social e desenvolvimento infantil (confira o documento na íntegra aqui).

*BN

0 comentários:

CURTA!