quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

LEÃO DIZ QUE AGUARDA RUI CONFIRMAR CONVITE PARA CASA CIVIL E INDICAÇÃO DE LEAL PARA SDE

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ainda não deu garantia de que vai nomear o vice João Leão e o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal, ambos do Progressistas, para os comandos das secretarias da Casa Civil e do Desenvolvimento Econômico (SDE), respectivamente. A sinalização foi dada pelo próprio Leão, em entrevista. 

O convite aos dois partiu, segundo o vice-governador, do próprio Rui, em reunião no último dia 14 de janeiro . Nos bastidores, afirma-se que os cargos foram prometidos como forma de acomodar o Progressistas, que queria manter o comando da AL-BA, mas perdeu o posto para o PSD, em articulação conduzida pelo petista. 

 

A notícia de que o PP levaria as duas secretarias, no entanto, provocou questionamentos dentro da base aliada sobre o aumento de espaço para a sigla. Um dos que vocalizou a crítica publicamente foi o deputado federal Marcelo Nilo (PSB), para quem Rui privilegia determinadas legendas em detrimento de outras, que ficam “chupando dedo”.

 

Leão disse ainda não saber quando - e se - as nomeações acontecerão. “Quem nomeia é o governador. Eu não tenho e nem o presidente da Assembleia Legislativa temos pressa. Ele [Rui] fez o convite, e ele decide se o convite está mantido”, respondeu ao ser questionado sobre o assunto. 

O governador já afirmou publicamente que fará mudanças na composição do seu secretariado, mas não fixou datas para concluir as trocas e disse que elas acontecerão aos poucos. Diante das resistências na base e da falta de resposta de Rui, Leão segue em compasso de espera. “O governador é que vai dizer isso [se ainda haverá as nomeações], não sou eu.” 

*BN

0 comments:

CURTA!