sábado, 24 de abril de 2021

JUSTIÇA DIZ QUE PARTIDO BURLOU COTA PARA MULHERES E CASSA MANDATO DE VEREADOR

Em decisão proferida no ultimo dia 14, a Justiça Eleitoral anulou todos os votos e cassou o mandato do vereador Ernandes de To (PSC), eleito para o Legislativo de Conceição do Coité, município localizado a cerca de 220 km de Salvador.

De acordo informações do site Bahia.ba, o juiz eleitoral Daniel Serpa de Carvalho conluio que o partido simulou o registro de candidaturas femininas apenas para cumprir formalmente a cota de gênero mínima de 30%. O magistrado determinou uma nova contagem dos votos “com a indicação do candidato eleito vereador em substituição ao candidato cassado”.

Segundo a denúncia feita pelo diretório municipal do PT de Conceição do Coité e pela Coligação “Pra Coité Seguir Mudando”, das 16 candidaturas registradas pelo PSC, cinco eram de mulheres, porém, elas não teriam feito propaganda, não receberam recursos e nem realizaram despesas. As candidatas teriam recebido entre zero e cinco votos.

Desde 2020 começou a valer a regra que destina 30% de vagas para candidaturas femininas por partido, e não mais por coligação. Com isso, o Fundo Partidário destinado para o financiamento destinado às candidatas também deve ser de 30%, assim como o tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.


0 comments:

CURTA!