quinta-feira, 27 de maio de 2021

SENADORES PEDEM CONVOCAÇÃO DE BRUNO DAUSTER NA CPI DA COVID

Após o indeferimento do requerimento que visava a convocação do governador Rui Costa (PT) na CPI da Covid, os senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Marcos Rogério (DEM-RR) apresentaram um pedido de convocação do ex-secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster.

Responsável pela negociação dos respiradores com a Hempcare, Dauser se tornou centro da maior crise nos governos petistas na Bahia até então. Depois do escândalo envolvendo a compra dos aparelhos, que não foram entregues, Bruno Dauster pediu demissão do cargo, pegando todos de surpresa na ocasião. O ex-secretário chegou a ser citado em uma delação de uma das sócias da Hempcare.

Em seu pedido, Girão lembra a Operação Ragnarok, que acarretou na prisão de empresários envolvidos no caso e na saída de Dauster da Casa Civil.

“Diante do calote, a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Ragnarok, cujo o objetivo foi o de investigar os fortes indícios de fraudes na aquisição desses respiradores. A operação acarretou na prisão dos empresários envolvidos e na exoneração do Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia Bruno Dauster, que foi o intermediário na aquisição fraudulenta. Esse mesmo Bruno Dauster admitiu que diversos procedimentos obrigatórios na composição de contratos públicos, não foram cumpridos na condução dos contratos dos respiradores, entre eles a falta de seguro de transporte e de entregada mercadoria”, justifica o senador.

“A oitiva do ex-Secretário da Casa Civil do governo do Estado da Bahia, se faz essencial para que tenhamos as informações necessárias sobre o como se deu o processo de aquisição de respiradores no âmbito do Consórcio Nordeste, abrindo caminho para o posterior aprofundamento das investigações”, completou o senador no requerimento 706/2021, divulgado pelo Bnews.

Na última quarta-feira (26), Girão tentou ter seu requerimento para a convocação do governador Rui Costa (PT) na CPI indeferido. Em seu lugar, foi chamado o atual presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), governador do Piauí.

*POLÍTICA AO VIVO

0 comments:

CURTA!