terça-feira, 13 de julho de 2021

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NA COMPRA DE INSUMOS PARA COMBATE À COVID

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Carga Viral, nesta terça-feira (13), para investigar fraudes em procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo município de Juazeiro na aquisição de insumos voltados ao enfrentamento da Covid-19.

A ação, que tem à frente 32 policiais federais e nove auditores da CGU, prevê o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro, sendo seis em Juazeiro, um em Lauro de Freitas, e um em Petrolina, no Estado de Pernambuco. 

A Assessoria de Comunicação da PF informou que os dados levantados durante a investigação apontaram para fortes indícios de que, em 2020, servidores públicos da antiga gestão da Secretaria Municipal de Saúde fraudaram contratos e elevaram os preços de máscaras de proteção facial e kits de teste rápido para Covid-19, em trama com empresários. A estimativa é de um prejuízo de mais de R$ 1 milhão ao tesouro.

Caso as suspeitas sejam confirmadas, os investigados vão responder pelos crimes de fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93) e superfaturamento (art. 96, I da Lei 8.666/93).

*A TARDE

0 comments:

CURTA!