quinta-feira, 5 de agosto de 2021

SAÍDA DE MESSI DO BARCELONA: E AGORA? (TOSTA NETO)

Prezado Leitor, a priori, não farei especulações sobre o próximo clube de Lionel Messi. Inegavelmente, o mundo do futebol e, sobretudo, os torcedores do Barcelona, estão chocados com a saída do gênio argentino do time catalão. Havia fatores que apontavam a renovação contratual, entre os quais, o título honrado do Barça na Copa do Rei, a chegada de Joan Laporta e a contratação de Sergio Agüero (amigo pessoal de Messi).

Não é novidade para ninguém que o Barcelona está passando por dificuldades financeiras, condição que prejudica de forma exacerbada a contratação de atletas renomados. Sem dúvida, Messi objetiva conquistar, antes da aposentadoria, outro título da Champions League, intento que não é tão exequível com o atual elenco culé; não esqueçamos das eliminações vexatórias para Roma e Liverpool e a goleada humilhante de 8 x 2 imposta pelo Bayern.

A saída de Messi representará uma perda imensurável de visibilidade ao Campeonato Espanhol, status que já vinha degradando-se diante da ida de Cristiano Ronaldo para a Juventus. A La Liga necessita reinventar-se e torcer para que o Barcelona monte um time competitivo que consiga fazer frente ao Real Madrid. Ademais, o El Clásico não será mais o mesmo com o vazio deixado pelo ídolo blaugrana.

Enfim, reflitamos sobre o “terremoto” da temática em questão no Barcelona. Normalmente, o senso comum enfatiza que “ninguém é insubstituível”, porém este que vos escreve não seguirá tal máxima. Hoje, Messi é INSUBSTITUÍVEL no Futbol Club Barcelona, logo, sou persuadido a apresentar sólidos argumentos. Ei-los: maior e melhor jogador da história do Barça; impacto incisivo nos jogos com gols, assistências, dribles e passes surreais; a Era Messi é a mais vitoriosa da história do clube catalão; lances e gols memoráveis que habitam o imaginário popular; reverência máxima da torcida.

O Barça precisará efetuar um esforço descomunal para mitigar os efeitos devastadores da saída de Messi, esforço que perpassa pelo equilíbrio financeiro, a contratação de jogadores pontuais que tenham um acessível custo-benefício e o investimento maciço nas categorias de base. Num primeiro momento, jogadores e torcedores blaugranas terão uma sensação de orfandade, condição que só será dissipada pelo avanço do tempo. No curto e médio prazo, a perspectiva não é nada promissora, todavia, um clube do tamanho do Barcelona conseguirá encontrar o caminho para mantê-lo na primeira prateleira do futebol mundial.

(Tosta Neto, 05/08/2021)

 

0 comments:

CURTA!