terça-feira, 9 de novembro de 2021

GOVERNO DA BAHIA MUDA NOME DE ESCOLA BATIZADA EM HOMENAGEM À FAMÍLIA DE ACM NETO

O Governo do Estado rebatizou a denominação de mais uma escola pública que levava o nome do ex-governador da Bahia e senador, Antônio Carlos Magalhães. A alteração foi chancelada pelo secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, em uma portaria assinada no dia 21 de outubro. Com isso, a unidade escolar no município de
Itapicuru passou a se chamar Colégio Estadual Uirassú de Assis Batista. A portaria não diz o motivo da alteração na nomenclatura.

Presidente do DEM na Bahia, o deputado federal Paulo Azi disse que a mudança configura uma "perseguição baixa” e criticou deficiências na condução da educação no estado, especialmente ao longo da pandemia, quando estudantes não tiveram a opção de ensino remoto. 

“A Bahia tem os piores índices de educação do país, tem o pior ensino médio do país, fomos o único estado a não oferecer aulas online para os estudantes durante a pandemia, mas essa é a preocupação do secretário e do governador Rui Costa. Isso é uma perseguição baixa. É uma vergonha que o governo continue deixando de lado a educação. Durante os 14 anos de governos do PT, a educação da Bahia só regrediu”, denunciou. 

“O foco deveria ser em ampliar a rede, já que em todos estes anos o que o PT mais fez foi fechar escolas, vide o tradicional Odorico Tavares. Pelo interior, as escolas estão abandonadas, com infraestrutura precárias, e professores desvalorizados e sem condições mínimas de trabalho”, emendou o deputado, ao lembrar ainda que a Bahia tem a maior taxa de analfabetismo do país.

Essa não é a primeira vez que o governo Rui Costa (PT) muda nomes de locais públicos que foram batizados em homenagem a familiares do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM).

Uma série de portarias publicadas no Diário Oficial do dia 23 de dezembro de 2020, também assinadas pelo secretário Jerônimo Rodrigues, redefiniu nomes de centros de educação pelo Estado.

Na ocasião, ACM Neto - ainda prefeito de Salvador - classificou a atitude do governo como "pequena e mesquinha", ao lembrar que a Bahia tem o pior indicador nacional na educação.

"Primeiro eu te pergunto como é que um governo que infelizmente - e eu falo isso com o coração doído como cidadão e não como prefeito - transformou a educação pública da bahia na pior do brasil dedica tempo e energia a uma atitude política tão pequena e mesquinha", desabafou.

A fachada do Aeroporto de Salvador também deixou de exibir o nome do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães, filho de ACM avô e tio de ACM Neto. O terminal agora leva o nome fantasia de Salvador Bahia Airport.

O ex-senador ACM Júnior (DEM) disse à época da alteração não ver problema na retirada do nome do seu irmão porque “o aeroporto continua sendo o mesmo”. 

“Negócio de fachada, o nome do aeroporto continua o mesmo", defendeu. 

ACM Neto sustentou a mesma tese. "Vocês podem ver quando as aeronaves chegam continua sendo Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, mas existe essa questão da marca internacional que, por exemplo, no Centro de Convenções vai ser da mesma forma. O Centro de Convenções tem o nome ACM, mas eles têm a marca de Centro de Convenções de Salvador e é assim com qualquer concessão que se faça e não tem nada errado", declarou à imprensa na ocasião da cerimônia de entrega da reforma do aeroporto em setembro de 2019.

*BN

0 comments:

CURTA!