domingo, 12 de dezembro de 2021

APÓS TEMPORAIS DEIXAREM CIDADES SUBMERSAS, MORADORES AFIRMAM QUE HELICÓPTEROS DO GOVERNO DA BA ESTÃO PARADOS POR FALTA DE COMBUSTÍVEL

Siga o Outro Olhar no Instagram @amargosaoutroolhar

Após as fortes chuvas no Sul da Bahia terem atingido cerca de 30 cidades do estado e deixado dois municípios quase totalmente submersos, voluntários e moradores que se mobilizaram para ajudar vítimas da enchente reclamam da ineficiência do governo estadual no envio de equipamentos até os locais. Segundo eles, as aeronaves disponibilizadas estão paradas por falta de combustível. Até o momento, duas crianças e um adulto da mesma família morreram soterrados.

Na noite desta sexta-feira, o governador Rui Costa publicou nas redes sociais que órgãos do estado entregaram medicamentos e alimentos em helicópteros, em Nova Alegria, distrito de Itamaraju, e em Jucuruçu, dois dos municípios mais atingidos pelos temporais. Nos comentários, moradores afirmam que toneladas de alimentos e outras doações aguardam ser enviados aos alojamentos por falta de transporte. Um morador filmou uma aeronave particular fazendo o serviço, enquanto outras duas do governo estavam paradas.

— Deveria ter vergonha de mandar helicóptero para ficar parado na cidade, os helicópteros vieram mas ficaram a tarde toda parados por falta de combustível. O helicóptero que ajudou e fez algo hoje foi o do deputado Dal Barreto, nada a ver com o sr. Rui Costa — escreveu uma moradora em resposta ao governador.

Outro internauta complementou:

— Todos nós vimos 2 helicópteros parados, sem combustível, temos toneladas de alimentos, água potável, medicamentos e nada foi levado. Vamos deixar de politicagem, a população está ilhada, sem água e sem alimento, precisando de ajuda!!!

Procurada para esclarecer as alegações, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que está na linha de frente do desastre, ainda não se pronunciou.

Os alagamentos começaram na terça-feira (7) e foram potencializados no Sul da Bahia por um ciclone extratropical formado na costa Sul do país nesta semana. Em Jucuruçu, mais de 500 famílias estão desabrigadas e cerca de 2.500 pessoas tiveram suas casas invadidas pela água. Já em Nova Alegria, quase todos os moradores ficaram desalojados.

*O GLOBO

0 comments:

CURTA!