terça-feira, 28 de dezembro de 2021

QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE CUCA AO SAIR DO ATLÉTICO-MG? (TOSTA NETO)

Siga o Outro Olhar no Instagram @amargosaoutroolhar

Na noite da derradeira segunda (27), o futebol brasileiro foi surpreendido pelo pedido de demissão de Cuca do Atlético-MG. Após a conquista da “Tríplice Coroa”, seria difícil imaginar a saída do técnico em questão, mas se analisarmos o histórico recente de Cuca, tal fato não deveria soar como surpresa. Desde o título do Brasileirão pelo Palmeiras em 2016, Cuca vem colecionando rápidas passagens pelos clubes onde atuou. Ademais, em entrevistas concedidas, Cuca reforçou a predileção por trabalhos curtos.

Prezado Amante do Futebol, é deveras complicado mensurar as reais intenções de Cuca, porém arrisquemos algumas possibilidades exequíveis. Cuca deixa o cargo com o status de maior técnico da história do Atlético-MG, além de já ter alcançado o título inédito e inesquecível da Libertadores em 2013; notadamente, Cuca atingiu os grandes triunfos possíveis no âmbito do futebol brasileiro e sul-americano. Outra questão que devemos salientar: como se fala no jargão futebolístico, Cuca sai do Galo “por cima”, deixando na torcida um sentimento positivo e nostálgico.

Nas recentes demissões, Cuca alegou motivos de ordem pessoal, pois precisava de tempo para usufruir da companhia da família. Esta justificava é plausível, afinal, o meio do futebol é tenso e estressante, portanto, um período sabático ao lado da família é de suma importância para revigorar as energias e evitar desgastes desnecessários. Por ora, enfatizo uma intencionalidade subtendida na evasão precoce de Cuca do Galo Vingador: o cargo de técnico na Seleção Brasileira.

Logicamente, posterior ao honrado e surpreendente 2º lugar na Libertadores pelo Santos e à “Tríplice Coroa”, sabe-se muito bem que Cuca se credenciou para assumir o comando técnico da Seleção Canarinho. Qualquer treinador tem plena consciência da grandiosidade deste cargo, por conseguinte, tal meta também faz parte do rol de anseios de Cuca. A propósito, em 2022, teremos Copa do Mundo e, independentemente do resultado, a tendência é que Tite saia da Seleção, logo, Cuca seria “a bola da vez”. Se Cuca realmente ficar afastado neste período, evitará a desvalorização condicionada a um trabalho malsucedido e, por tabela, manterá o seu nome em alta como principal favorito para ocupar o cargo de técnico da camisa mais pesada e emblemática do futebol mundial.

(Tosta Neto, 28/12/2021)

 

2 comentários:

  1. Cuca é um dos técnicos mais subestimados do país, levou o time totalmente acabado do Santos(2020) a final de uma libertadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, João Márcio! Foi um feito importante, pois aquele Santos estava longe de ser um potencial finalista. Grato pelo comentário!

      Excluir

CURTA!