segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

HÁ 15 ANOS O PRIMEIRO IPHONE FOI APRESENTADO AO MUNDO

Siga o Outro Olhar no Instagram @amargosaoutroolhar

Ontem completaram 15 anos do lançamento do primeiro iPhone, no qual Steve Jobs subiu ao palco para apresentar o produto mais revolucionário da história da Apple, e olha que estamos falando de uma empresa que inventou o conceito de computador pessoal em uma garagem. 

Hoje em dia, a Apple vende centenas de milhões de unidades do iPhone todos os anos, mas essa história de sucesso começou de forma bem mais modesta. A ideia da Apple era oferecer um pequeno computador que você podia levar no bolso, e acessar a qualquer momento.

O mercado mobile em 2017 era dominado por empresas como Nokia e BlackBerry, e estava há muito tempo estagnado. Por mais que o hardware dos flagships dessas empresas fosse excelente (para a época), o software era difícil de usar, desde encontrar os recursos até digitação de textos. Com a chegada do iPhone, tudo isso mudou.

O iPhone foi realmente inovador, uma verdadeira revolucionário na palma da mão, que podia ser acessada com a ponta dos dedos, Um grande diferencial em relação aos concorrentes era o tamanho da tela, bem grande para 2007, por mais que hoje pareça de brinquedo, mas o tamanho era o menos importante.

iPhone, o pequeno gadget que mudou o mundo

O dia 9 de janeiro de 2007 ficará para sempre marcado na história da tecnologia. Em seu keynote, Steve Jobs apresentou o iPhone ao mundo como três produtos em um “um iPod widescreen com controles de toque, um celular revolucionário e um avançado dispositivo de comunicação para internet.” 

Muita gente pensou que Steve Jobs estava exagerando quando disse que a Apple queria reinventar o celular com o iPhone, mas, na prática, foi exatamente isso o que aconteceu. Quem não acompanhou na época, não entende o quanto isso mudou o mundo.

Hoje em dia, a tela de 3,5 polegadas parece (e é) minúscula, mas naquela época, ela era “realmente grande”, como disse Steve Jobs na apresentação. Indo além, a tela do iPhone não era só grande, ela era multitoque, o que ofereceu ao público a possibilidade de usar o movimento de pinça com os dedos para aproximar imagens na tela, algo realmente inovador.

Assistir ao YouTube e navegar pela internet nessa tela era realmente sensacional. Tudo bem que a App Store só foi lançada em 2008, mas mesmo só com os programas da Apple disponíveis de forma oficial, era uma experiência única usar o iPhone.

No ano passado, quando completamos 10 anos sem Steve Jobs, fiz uma lista com os 10 produtos mais icônicos lançados por ele, e não por acaso, o iPhone ocupou o primeiro lugar, seu lançamento mais importante, e que mudou a história da tecnologia e também a da Apple.

Em 2010, Steve Jobs apresentou o iPad, outro produto revolucionário, mas que não teve o mesmo impacto que o iPhone, afinal não dá para levar um iPad no bolso.

15 anos atrás, o iPhone foi mal recebido pela crítica

Mesmo na época, o iPhone foi mal recebido por parte da imprensa especializada, que atirou várias pedras no conceito, afinal o iPhone não tinha conectividade 3G, só Edge, entre muitos outros problemas que só essas pessoas conseguiram enxergar. O público em geral amou e literalmente comprou a ideia de um smartphone 100% focado na tela multitoque.

Eu já tinha um blog de tecnologia que tinha um ano e meio em janeiro de 2017, e assim percebi logo que o iPhone tinha tudo para transformar o mercado de gadgets. Consegui comprar o meu dois meses depois que ele chegou nas lojas, por um amigo que viajou para os Estados Unidos. 

Existem vários iPhones originais lançados 15 anos atrás e que seguem funcionando até hoje, e o meu também estaria, se não tivesse caído dentro d’água uns 8 anos atrás. De qualquer forma, guardo ele com carinho, mesmo quebrado, como uma lembrança de um dos gadgets mais importantes e revolucionários que já foram lançados até hoje.

O Android já estava sendo desenvolvido, mas até o lançamento do iPhone, não era projetado para telas sensíveis ao toque. Comprado pelo Google, o sistema operacional foi lançado no ano seguinte com software e hardware claramente inspirados no iPhone.

O incrível sucesso do iPhone em 15 anos

Hoje, os iPhones são referências no mercado de smartphones com processadores ultrarrápidos, belas telas e câmeras incríveis, especialmente nas versões Pro. Sim, eles têm muitos outros concorrentes de excelente qualidade no mundo Android, mas seguem vendendo muito, mesmo custando caro.

O motivo para todo esse sucesso é simples, os iPhones são produtos de excelente qualidade. Em breve vou postar aqui o review do iPhone 13, e nesse link você pode ler nosso review do iPhone 13 Pro Max. 

E o futuro? O que a Apple está preparando para os próximos 15 anos? A empresa já está desenvolvendo o que pode ser o sucessor do iPhone como seu principal produto, os Apple Glasses, mas essa transição ainda parece muito distante. De qualquer forma, nada impede que eles continuem a ser vendidos juntos por muito tempo, como acontece hoje com iPhones e iPads, convivem muito bem no ecossistema da Apple.

*OLHAR DIGITAL



0 comments:

CURTA!