quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

FORTES CHUVAS EM PETRÓPOLIS DEIXAM AO MENOS 34 MORTOS

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, deixaram ao menos 34 pessoas mortas. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município na manhã desta quarta-feira, 16. Segundo o último boletim da Defesa Civil Nacional, ao menos 184 pessoas estão desabrigadas. Ao todo, foram registradas 207 ocorrências na cidade, sendo 171 deslizamentos de terra. O município decretou estado de calamidade pública e as aulas foram suspensas. A recomendação é que os moradores evitem transitar na cidade. A previsão é que as chuvas continuem nesta quarta, 16, em cinco das sete regiões do município. O Corpo de Bombeiros prossegue as buscas por sobreviventes e corpos, com 180 militares mobilizados. A situação teria ocorrido por causa de desabamentos, em especial um no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra. Em uma hora choveu 113 milímetros em Petrópolis, e o nível chegou em 259 milímetros em seis horas, mais do que os 238mm esperados para todo o mês de fevereiro. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram deslizamentos, com carros arrastados e inundações.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) já está em Petrópolis acompanhando os trabalhos do Corpo de Bombeiros de outros órgãos estaduais, em conjunto com o prefeito Rubens Bomtempo (PSB). Em vídeo compartilhado nas redes sociais do governo, ele disse que maquinários secretarias de Infraestrutura e Obras, das Cidades, do Ambiente e de Agricultura, além de equipamentos usados pela Cedae, serão direcionados ao município na manhã desta quarta, para “atender o mais rápido possível a população e diminuir os impactos da chuva”. “Todo governo está mobilizado para atender as vítimas e ajudar o município”, afirmou Cláudio Castro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em visita oficial à Rússia, relatou ter tomado conhecimento da tragédia e se comunicado com os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da economia, Paulo Guedes, para auxiliarem a região. Marinho disse ter entrado em contato com Castro e que a Defesa Civil Nacional ajudará os órgãos do Estado e do município. “A cidade sofre as consequências de fortes chuvas, foram 200 mm nas últimas 4 horas, provocando o transbordamento de rios. Há 52 pontos de deslizamento. Liguei para o governador Claudio Castro e ofereci todo o apoio. Estamos em contato com a prefeitura e faremos todos os esforços para socorrer as vítimas. Nossa Defesa Civil Nacional está trabalhando com as defesas civis do estado e município. Determinei a ida do Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, ao município”, afirmou o ministro.

0 comments:

CURTA!