segunda-feira, 12 de setembro de 2022

ROSA WEBER TOMA POSSE HOJE NA PRESIDÊNCIA DO STF

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), assume a presidência da Corte nesta segunda-feira, 12. A cerimônia de posse ocorre às 17 horas, na sede do tribunal, em Brasília. Autoridades e candidatos ao Palácio do Planalto foram convidados. O presidente Jair Bolsonaro não deve comparecer.

Com Weber no comando do tribunal, o ministro Luís Roberto Barroso se torna vice.

A cerimônia de posse tem 1,3 mil convidados, 350 deles para acompanhar a posse direto do plenário do Supremo. Em razão do perfil discreto, Rosa Weber não quis coquetel, tampouco o tradicional jantar oferecido por associações de magistrados quando há troca na chefia da Corte.

Entre os processos polêmicos que Rosa Weber vai herdar estão:

  1. Ação ajuizada do Psol que, em 2017, pediu a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação;
  2. Processos envolvendo a PEC dos Precatórios;
  3. Indulto do presidente Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ);
  4. Casos envolvendo as chamadas “emendas de relator”;
  5. Ação sobre reunião de Bolsonaro com embaixadores.

Com o cargo de presidente do STF, a ministra assume a presidência do Conselho Nacional de Justiça, instituição que tem como objetivo de aperfeiçoar o trabalho do Judiciário e zelar pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindo atos normativos e recomendações.

Quem é Rosa Weber?

Gaúcha nascida em Porto Alegre, Rosa Weber formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991. Integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região entre 1991 e 2006. A partir de 2006, tornou-se ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Ficou na Corte superior até 2011, quando assumiu o posto no STF por indicação da então presidente Dilma Rousseff (PT). A posse foi em 19 de dezembro daquele ano. Foi ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2012 a 2020. Presidiu o TSE (2018-2020) quando a Corte barrou a candidatura de Lula na disputa em que Bolsonaro se tornou presidente. Weber é casada com Telmo Candiota da Rosa Filho, procurador aposentado do Estado do Rio Grande do Sul. Tem dois filhos.

*REVISTA OESTE

0 comments:

CURTA!