sexta-feira, 11 de novembro de 2022

“DILMOU”: ECONOMISTAS QUE APOIARAM ELEIÇÃO DE LULA “CAEM FORA” E CRITICAM DECISÕES

O Mercado Financeiro já mandou o recado sobre a visão que o Governo Lula tem sobre economia: vai dar ruim!

Lula tem agido com desrespeito às questões básicas de economia e finanças e isso tem provocado medo na economia brasileira.

Em sua fala, o petista reconheceu até mesmo o fato de que no Governo Bolsonaro o mercado se manteve estável e confiante, mesmo passando por uma pandemia.

Falas irresponsáveis

Após reação negativa de investidores ao seu discurso pela manhã (10/11), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que não há razão para o mercado “ficar nervoso” e que não viu comportamento semelhante ao longo dos quatro anos de governo Jair Bolsonaro (PL).

“O mercado fica nervoso à toa, nunca vi um mercado tão sensível quanto o nosso. Engraçado que esse mercado não ficou nervoso com quatro anos do Bolsonaro”, disse a jornalistas ao deixar as instalações do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Abandono do barco

Estes nomes da área econômica que apoiaram a eleição de Lula demonstraram estar arrependidos e com medo do que vem por aí.

Em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (10), o ex-presidente do Banco Central (BC) Armínio Fraga disse que não se vê fazendo parte do governo Lula caso seja convidado.

“Eu fui para o governo duas vezes em momentos difíceis. Teria ido com o Aécio Neves, teria ido com o Luciano Huck, se ele tivesse se candidatado, mas eu me senti ali, me juntando a ideias das quais eu acredito. E isso, infelizmente, não me parece ser o caso. Acho que essa equipe tem que ser construída a partir de ideias e eu estou vendo as ideias, nesse momento, se afastando daquilo que acredito”, disse.

O ex-presidente do Banco Central no governo dois mandatos de Lula, Henrique Meirelles, afirmou (10/11) em evento promovido pelo BTG Pactual para clientes do banco que o presidente eleito estava sem falar sobre economia para não desagradar. “Hoje, começou a falar. Aí, ele começou a sinalizar uma direção à Dilma”, disse.

Meirelles, que chegou a ser cotado para ocupar a Fazendo no novo minisitério, criticou as falas de Lula nesta manhã a parlamentares e apoiadores. “Estou pessimista, não tenha dúvida”, afirmou. “Só posso dizer uma coisa a todos vocês: boa sorte”.

*

0 comments:

CURTA!